Bolsonaro recebe Elon Musk nesta sexta em São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe nesta sexta-feira o empresário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, em Porto Feliz/SP. Musk vem ao Brasil para reunir-se com empresários que integram o projeto Conecta Amazônia. Seu interesse está focado nas operações da Starlink, a divisão de satélites da SpaceX, na região amazônica. O homem mais rico do mundo deseja prover serviços de banda larga. 



Em nota publicada nesta sexta-feira, no Twitter, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou ser o responsável pelo convite e confirmou que a visita é para “tratar com o governo brasileiro sobre conectividade e proteção da Amazônia”. 

Bolsonaro será acompanhado por Faria e pelos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Augusto Heleno (Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores).

O empresário negocia atualmente a compra do Twitter. Ele ainda não conclui as negociações, porque há dúvidas sobre a quantidade de robôs e de contas falsas na rede social. Musk já perdeu US$ 49 bilhões desde que anunciou interesse no negócio. 


Caso o acordo seja fechado, Musk promete um Twitter com menos restrições. Ele chegou a dizer que poderia reverter a proibição ao ex-presidente Donald Trump de usar a rede social. Mas também afirmou recentemente não considerá-lo como melhor opção republicana para a eleição presidencial de 2024, nos EUA. 

Trump é uma das referências de Bolsonaro que em 2019, nos bastidores de reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, chegou a dirigir-lhe um “eu te amo”, em inglês. O norte-americano respondeu ser “um prazer vê-lo de novo”.