Inmet emite alerta de risco à saúde por conta de frio intenso O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de riscos à saúde devido à queda brusca de temperatura em algumas regiões do país. Ao todo, 11 estados e o Distrito Federal estão na zona de perigo. O aviso teve início às 10h55 de hoje (18) e segue até as 23h de sexta-feira (20).

De acordo com o alerta, as temperatura devem permanecer 5ºC abaixo da média pelo período de 3 a 5 dias.

O Inmet recomenda que, em caso de necessidade, as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil do seu estado, pelo telefone 199.

Previsão
A massa de ar polar, vinda do Sul do Brasil, chegou hoje ao Distrito Federal que registrou mínima de 8,7°C, durante a madrugada. As temperaturas devem cair ainda mais nos próximos dias, podendo chegar a 5ºC amanhã, segundo previsão do Inmet.

No Rio de Janeiro, a passagem de uma frente fria, uma massa de ar frio manterá as temperaturas amenas na cidade do Rio de Janeiro nesta quarta-feira.

A previsão é de predomínio de céu claro, sem chuva e temperatura máxima de 22°C.

Com o deslocamento de um sistema de baixa pressão pelo oceano, os ventos estarão moderados (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h), com ocasionais rajadas fortes (entre 52 km/h e 76 km/h) durante a tarde e moderados a fortes de forma mais constante a partir da noite. A madrugada no município do Rio foi a mais fria do ano, com 13,2ºC, às 6h30, no Alto da Boa Vista, segundo o Alerta Rio.

Atenção! A Marinha do Brasil informa que ondas de até 3 metros podem atingir a orla da cidade das 9h de quarta-feira (18) às 9h de quinta-feira (19).

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA:
• Evite o banho de mar;
• Evite a prática de esportes no mar;
• Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
• Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
• Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
• Evite trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
• Não entre no mar para resgatar vítimas de acidente. Acione imediatamente os bombeiros pelo telefone 193.

Defesa Civil
Em comunicado, a Defesa Civil do Distrito Federal cita o alerta de perigo à saúde e dá orientações à população com relação ao frio:

- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;

- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;

- Beba bastante líquidos;

- Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.

- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;

- Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro;

- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.