Alerta Rio prevê início de semana com pancada de chuva e chegada de frente fria à cidade

A formação de um sistema de baixa pressão no oceano, em conjunto com instabilidades em médios níveis da atmosfera, deixará o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro, segundo o Alerta Rio, serviço meteorológico da Prefeitura do Rio, com sede no Centro de Operações Rio.



Nesta segunda-feira (16), com a aproximação de uma frente fria, a previsão é de chuva fraca a moderada, em pontos isolados, a qualquer hora do dia. Os ventos estarão moderados, com ocasionais rajadas fortes (entre 52 km/h e 76 km/h). Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva menor que 10 mm para este dia em toda a cidade.



– A propagação destas áreas de instabilidades será rápida. Assim, a chuva no domingo será em forma de pancadas moderadas a fortes, mas de curta duração. Os ventos estarão moderados, de forma mais constante ao longo do dia – destaca a meteorologista do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff. 



O Alerta Rio é o sistema de alerta de chuvas intensas da cidade do Rio. Direto do COR, meteorologistas monitoram as condições do tempo na cidade durante 24 horas por dia, sete dias por semana.



O COR orienta que o cidadão acompanhe as atualizações da previsão, em tempo real, pelo Twitter ou pelo aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente nas versões Android e iOS



RECOMENDAÇÕES EM CASOS DE ALAGAMENTOS:



– Redobre a atenção ao dirigir e mantenha os faróis acessos;



– Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;



– Não caminhe pelas águas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças.



– Não fique próximo à beira de córregos e rios;



– Nunca force a passagem de carros em vias alagadas. 



RECOMENDAÇÕES EM CASOS DE VENTOS FORTES



O COR reforça, a seguir, as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ diante da ocorrência de rajadas de ventos fortes. 



EM CASA:



– Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.



– Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;



– Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;



– Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;



– Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas;



– Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.



NA RUA:



– Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;



– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;



– Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;



– Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;



– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;



– Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;



– Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.