Nesta semana, um vídeo de 2004 viralizou nas redes sociais. Internautas resgataram uma reportagem sobre um faxineiro que encontrou uma bolsa com U$ 10 mil dólares, que na época era equivalente a quase R$ 30 mil, e a devolveu ao dono, um turista suíço que estava a caminho de Manaus.
Francisco Basílio Cavalcante trabalhava há 26 anos no Aeroporto Internacional de Brasília como faxineiro, ganhava 1 salário mínimo e meio, estava com várias contas atrasadas, mas escolheu ser honesto.
O caso ganhou tanta repercussão na época, que seu Francisco foi recebido pelo, então presidente, Lula. E foi exatamente esse encontro que agora foi resgatado por internautas para criticar a honestidade (ou falta dela) do político.
No encontro, Lula disse ao faxineiro que os amigos que disseram para ele ficar com o dinheiro não eram desonestos. Lula deu a entender que o faxineiro perdeu a chance de mudar de vida com um dinheiro que não era dele.
“Você acha que têm muitos brasileiros que fariam o que você faz? Mas e esses seus amigos que disseram pra você comprar uma casinha, comprar um carro? Não, eles não são desonestos não. O cara achou um dinheiro, não tem dono, sabe... O cara fala: ‘Conforme for ajudar minha vida’”, disse Lula entre risos.
“Quase inacreditável!!! Ainda bem que foi gravado”, comentou uma internauta.
“O faxineiro gastou o pedido com isso? Coitado, deve ter se arrependido pro resto da vida! O cara um exemplo de honestidade, merecia uma companhia melhor”, disse outro.
“Se e Lula acha a bolsa... o gringo nunca mais via nem o zíper”, comentou mais uma.
Seu Francisco morreu em 2016, aos 67 anos, vítima de um câncer no fígado. Em uma de suas últimas entrevistas ele disse; "Tudo o que fiz ganhei em dobro. Tenho a consciência limpa e durmo tranquilo toda noite.".
Nesta sexta-feira (13) o Debate Melodia aborda justamente o tema honestidade. Acompanhe aqui.