Internautas resgatam vídeo em que Lula questiona faxineiro que devolveu bolsa com 10 mil dólares

Nesta semana, um vídeo de 2004 viralizou nas redes sociais. Internautas resgataram uma reportagem sobre um faxineiro que encontrou uma bolsa com U$ 10 mil dólares, que na época era equivalente a quase R$ 30 mil, e a devolveu ao dono, um turista suíço que estava a caminho de Manaus.

Francisco Basílio Cavalcante trabalhava há 26 anos no Aeroporto Internacional de Brasília como faxineiro, ganhava 1 salário mínimo e meio, estava com várias contas atrasadas, mas escolheu ser honesto.

O caso ganhou tanta repercussão na época, que seu Francisco foi recebido pelo, então presidente, Lula. E foi exatamente esse encontro que agora foi resgatado por internautas para criticar a honestidade (ou falta dela) do político.

No encontro, Lula disse ao faxineiro que os amigos que disseram para ele ficar com o dinheiro não eram desonestos. Lula deu a entender que o faxineiro perdeu a chance de mudar de vida com um dinheiro que não era dele.

“Você acha que têm muitos brasileiros que fariam o que você faz? Mas e esses seus amigos que disseram pra você comprar uma casinha, comprar um carro? Não, eles não são desonestos não. O cara achou um dinheiro, não tem dono, sabe... O cara fala: ‘Conforme for ajudar minha vida’”, disse Lula entre risos.

“Quase inacreditável!!! Ainda bem que foi gravado”, comentou uma internauta.

“O faxineiro gastou o pedido com isso? Coitado, deve ter se arrependido pro resto da vida! O cara um exemplo de honestidade, merecia uma companhia melhor”, disse outro.

“Se e Lula acha a bolsa... o gringo nunca mais via nem o zíper”, comentou mais uma.

Seu Francisco morreu em 2016, aos 67 anos, vítima de um câncer no fígado. Em uma de suas últimas entrevistas ele disse; "Tudo o que fiz ganhei em dobro. Tenho a consciência limpa e durmo tranquilo toda noite.".

Nesta sexta-feira (13) o Debate Melodia aborda justamente o tema honestidade. Acompanhe aqui.