Frente fria provoca chuva em quase todo o Brasil Uma frente fria se organizou entre o Sul do Brasil com um ciclone extratropical. Segundo o Instituto Climatempo, o ciclone já se desloca para o oceano e as nuvens de chuva se espalham entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo e o Sul de Minas.
 
Nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical se espalham pelo extremo norte do Brasil, provocando mais chuva em parte dos estados do Norte e do Nordeste.

As áreas de instabilidade deixadas por essa frente fria provocam muitas nuvens e pancadas de chuva por quase todo o Sul do Brasil. Mas a chuva pode causar transtornos só no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí.  Não tem previsão de chuva para o centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul e para o extremo oeste do Paraná, onde está Foz do Iguaçu.
 
Na Região Sudeste, uma frente fria provoca pancadas de chuva no decorrer do dia em São Paulo, no Sul de Minas Gerais e no Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mas a chuva deve ser apenas moderada. Chove também na Grande São Paulo.
 
Para o Centro-Oeste, há previsão de pancadas de chuva em quase todo o Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso.
 
Quase todas as áreas do Norte e do Nordeste têm pancadas de chuva e raios, que podem ocorrer a qualquer hora,  e há risco de chuva forte. Não tem previsão de chuva para o centro-sul do Pará, no Tocantins, no sul do Maranhã, no centro e sul do Piauí, e no centro, oeste e norte da Bahia.

Mobilização
O município do Rio encontra-se desde às 06h55 desta quinta-feira em Estágio de Mobilização. Segundo o Alerta Rio, nesta quinta-feira, com a passagem de uma frente fria pelo oceano, o tempo fica instável na cidade do Rio de Janeiro. A previsão é de predomínio de céu nublado e chuva fraca isolada a qualquer hora do dia. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas apresentarão declínio em relação ao dia anterior, com máxima de 28°C.