Onda de calor na Índia faz pássaros cairem do céu Equipes de resgate no estado de Gujarat, no oeste da Índia, estão recolhendo dezenas de pássaros exaustos e desidratados que caem todos os dias enquanto uma onda de calor escaldante seca as fontes de água na maior cidade do estado, segundo veterinários e socorristas de animais.

Grandes áreas do sul da Ásia estão secando no verão mais quente em décadas, levando o primeiro-ministro indiano Narendra Modi a alertar sobre os riscos crescentes de incêndio.

“Este ano foi um dos piores dos últimos tempos. Vimos um aumento de 10% no número de aves que precisam ser resgatadas”, disse Manoj Bhavsar, que trabalha em estreita colaboração e resgata aves há mais de uma década.

Médicos de animais do hospital de confiança foram vistos alimentando pássaros com comprimidos multivitamínicos e injetando água em suas bocas usando seringas.

Autoridades de saúde em Gujarat emitiram avisos aos hospitais para criar enfermarias especiais para insolação e outras doenças relacionadas ao calor devido ao aumento das temperaturas.

Mudanças climáticas causando ondas de calor
Todas as ondas de calor atualmente carregam a marca inconfundível e mensurável do aquecimento global, disseram na quarta-feira (11) os principais especialistas em efeitos das mudanças climáticas.

A queima de combustíveis fósseis e a destruição de florestas liberaram gases de efeito estufa suficientes na atmosfera para também aumentar a frequência e a intensidade de muitas inundações, secas, incêndios florestais e tempestades tropicais, detalharam em um relatório de estado da ciência.