The Guardian destaca recuperação de Bolsonaro na corrida pela reeleição O site The Guardian destacou em uma reportagem esta semana a recuperação da popularidade do presidente Jair Bolsonaro após a crise causada pela pandemia de Covid-19. A publicação compara o mandatário brasileiro a um craque de futebol, venerado por sua torcida.

“O bem sempre triunfou – e desta vez não será diferente. O bem prevalecerá!”, relembrou a reportagem um dos trechos de um discurso acalorado feito por Bolsonaro a uma multidão no Nordeste.  

A reportagem chama o presidente de “populista de extrema-direita” e diz que ele é defendido em “termos quase celestiais por seus apoiadores”.

"Eu amo-o. Ele é meu guerreiro”, disse Diego Rodrigues da Silva, 27 anos, cristão evangélico que havia ido para o evento em uma bicicleta pintada com a palavra “Jesus”. A declaração foi destacada pelo The Guardian.

“Aonde ele for, eu também vou”, disse Rosaria Valente, 65, da cidade amazônica de Belém. Ela chamou Bolsonaro de “o único presidente de verdade que eu já vi”.

O texto ainda destaca o slogan do governo de Bolsonaro desde sua vitória nas eleições de 2018 e que é entoado até hoje por seus apoiadores em todo o país: “Brasil acima de tudo. “Deus acima de todos”.

A reportagem mostra que nas últimas semanas os resultados de Bolsonaro na corrida pela reeleição melhoraram, derrubando previsões progressistas de que ele estava fora da contagem.

Bolsonaro buscará estender sua permanência no poder em outubro, quando 150 milhões de brasileiros escolherem o próximo líder da maior democracia da América Latina.

“É realmente notável. Ele (Bolsonaro) estabeleceu um relacionamento com parte do Brasil que é realmente raro para um político. É quase como se ele fosse um ídolo do futebol… Eles veem o Bolsonaro como um herói”, disse ao The Guardian Jairo Nicolau, autor de um livro que explora a base de apoio surpreendentemente resiliente de Bolsonaro.


*Foto: Reprodução / Redes Sociais