Dia D de vacinação contra gripe e sarampo acontece neste sábado no município do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-RJ) realiza neste sábado (30/04) o dia D de vacinação dos idosos contra a gripe e das crianças de seis meses a 4 anos contra a gripe e o sarampo. Mais de 430 pontos de vacinação serão disponibilizados para atender a população, entre unidades de Atenção Primária e postos extras, das 8h às 17h (alguns locais extras, por questões operacionais, fecharão às 16h).

A relação com os endereços dos pontos de vacinação e com informações sobre as vacinas disponíveis em cada local pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde, em https://www.rio.rj.gov.br/web/sms

– Nosso objetivo com a ação é mobilizar esses grupos para reforçar a cobertura das duas campanhas de imunização. A partir da semana que vem, o calendário da vacinação contra a influenza avança para outros grupos prioritários e é importante que possamos dar esse passo com a certeza de que o público da etapa anterior já foi coberto. Para as crianças, este sábado marca o início do atendimento da faixa etária tanto para a aplicação da vacina da gripe quanto a do sarampo, e é muito importante a proteção dos pequenos contra as duas doenças – diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado. 

No município do Rio, a população de crianças na faixa etária indicada é estimada em 353 mil. Para a campanha contra o sarampo, a vacina usada é a Tríplice viral, que será ofertada em dose adicional, independente da situação vacinal apresentada. As duas campanhas para o público infantil vão até o dia 3 de junho, mas quanto antes a vacinação for feita, mais cedo os pequenos estarão protegidos contra as duas doenças.

A SMS-Rio orienta que os usuários compareçam às unidades de saúde, sempre que possível, em posse de um documento de identificação e da caderneta de vacinação.

O calendário completo da campanha de vacinação contra a gripe está disponível AQUI.





*Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio