Montes de oração no Rio são revitalizados A Prefeitura do Rio mapeou quatro montes de oração na cidade e iniciou a revitalização dos locais para que os visitantes possam ter uma estrutura adequada para realizar suas caminhadas e orações. Nesta quinta-feira (28), começaram as obras no Jardim das Orações, no bairro Tubiacanga, na Ilha do Governador. O espaço vai ganhar mirante, mobiliários, local de meditação e uma horta comunitária.

– Os montes de oração, como esse de Tubiacanga, mostram que é possível ter um uso sustentável de áreas verdes da cidade, associando o meio ambiente às denominações religiosas. Aqui existe um volume contínuo de pessoas, que usam esse espaço para fazer suas orações e nós estamos trazendo melhorias dentro daquilo que já existe, a partir de um diálogo permanente com a comunidade local – afirmou o secretário de Meio Ambiente, Lucas Padilha.

No local serão construídos ainda pontos de encontro, banheiros e um refeitório. A Fundação Parques e Jardins realizou vistoria em outros três montes da cidade: em Jacarepaguá, Campo Grande e Irajá, onde a Prefeitura também pretende realizar intervenções e levar melhorias.

– Vamos fazer uma recuperação paisagística, construir percursos, cozinha comunitária e banheiros. Queremos dar um pouco mais de estrutura para esses espaços que já são ocupados pela população – disse o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fabiano Carnevale.

– Recebemos a solicitação para fazer uma pequena reforma neste espaço. Aqui é um lugar de meditação e oração, usado por várias congregações religiosas. E a Prefeitura preza por esse sincretismo religioso – completou o subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo.

O Jardim das Orações possui 27 mil metros quadrados, com cerca de três quilômetros de percursos. A ação da Prefeitura foi elogiada pelas pessoas que frequentam o espaço. Morador das proximidades, o motorista Júlio Menezes, de 55 anos, contou que vai ao local todos os dias, pela manhã, para fazer suas orações.

– Sinto um paz muito grande aqui, é um lugar tranquilo para meditar. A gente tem a certeza que consegue falar com Deus. É muito bom saber que poderemos contar com mais infraestrutura daqui por diante.