Macron é reeleito presidente da França O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito neste domingo (24) para um novo mandato. Ele derrotou a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

Após a divulgação da projeção que mostrou a vitória de Macron, ele foi recebido por milhares de apoiadores que estavam reunidos nas proximidades da Torre Eiffel.

Ao discursar, o presidente reeleito reconheceu que os próximos cinco anos não serão fáceis e que será presidente de uma França dividida.

"Já não sou o candidato de alguns, mas o presidente de todos", afirmou Macron, que também venceu Le Pen na eleição anterior.

A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e encerrada às 20h (15h em Brasília).

Cumprimentos

Líderes mundiais publicaram mensagens em redes sociais cumprimentando o atual chefe do Executivo pelo resultado.

Já era noite pelo horário de Brasília quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou em seu Twitter sobre o resultado. “A França é nosso aliado mais antigo e um parceiro fundamental para enfrentar os desafios globais”. “Aguardo com expectativa a nossa estreita cooperação contínua – inclusive no apoio à Ucrânia, na defesa da democracia e no combate às mudanças climáticas”, afirmou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também parabenizou Macron por sua reeleição, dizendo que o presidente francês é um “verdadeiro amigo”.
“Parabéns ao presidente e um verdadeiro amigo @EmmanuelMacron pela vitória eleitoral”, escreveu Zelensky em sua conta no Twitter na madrugada desta segunda-feira.

“Desejo novos sucessos a Emmanuel Macron em benefício do povo francês. Agradeço o apoio da França e estou convencido: estamos caminhando juntos para novas vitórias comuns! Para uma Europa forte e unida!”

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou o atual presidente pela reeleição e disse estar “ansiosa” para continuar a “excelente cooperação” com a França. “Juntos, vamos fazer avançar a França e a Europa”, afirmou.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enviou os parabéns a Macron por volta das 16h deste domingo (24), pelo horário de Brasília. “A França é um dos nossos aliados mais próximos e importantes. Estou ansioso para continuarmos trabalhando juntos nas questões que mais importam para nossos dois países e para o mundo”, declarou.

Na mensagem em que celebrou a reeleição de Macron, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que “os cidadãos elegeram uma França comprometida com uma União Europeia livre, forte e justa”. Disse ainda que, com o resultado, “ganha a democracia e ganha a Europa”.

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, também felicitou Macron pelo Twitter. Ele destacou o fato de Macron ser pró-União Europeia. “Os seus eleitores também enviaram hoje um forte compromisso à Europa. Estou satisfeito por continuarmos a nossa boa cooperação!”, escreveu.