Feriadão tem previsão de chuva no Rio Uma frente fria vai se aproximar da cidade do Rio nesta quarta-feira (13), mantendo o tempo chuvoso e baixando as temperaturas nesta Semana Santa, de acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão municipal de meteorologia com sede no Centro de Operações Rio (COR). A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte, rápidas e isoladas, no município do Rio.

Na quinta-feira (14), a passagem da frente fria manterá o tempo instável e há previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) a forte (entre 52 km/h e 76 km/h). Estimativa média de chuva de 10 mm.

Na sexta-feira (15), ventos úmidos do oceano manterão a nebulosidade elevada com chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento. As temperaturas estarão em declínio, com máxima prevista de 26 graus. Estimativa média de chuva de 20 mm.

No sábado (16) ainda há previsão de chuvisco ou chuva fraca em pontos isolados na madrugada.

Atualizações

O Sistema Alerta Rio monitora as condições do tempo na cidade 24 horas por dia, e divulga diariamente a previsão do tempo para os próximos quatro dias. O COR orienta que o cidadão acompanhe as atualizações da previsão, em tempo real, pelo twitter.com/OperacoesRio e/ou pelo aplicativo COR.Rio, disponível gratuitamente nas versões Android e iOS.

Recomendações

O COR reforça, a seguir, as orientações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

EM CASO DE CHUVA FORTE COM RAIOS E VENTOS FORTES:

– Permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos;

– Não caminhe em áreas alagadas, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças;

– Não fique próximo à beira de córregos e rios;

– Nunca force a passagem de carros em vias alagadas;

– Afaste-se de árvores, terrenos abertos e coberturas metálicas, além de precipícios, encostas e lugares altos sem proteção;

– Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas;

– Não permaneça em piscinas, rios e lagos;

– Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;

– Não toque em objetos de metal ou elétricos;

– Feche as janelas, basculantes e portas para evitar canalizações de ventos no interior de casa;

– Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;

– Banhos só quando terminar a chuva;

– Evite usar o telefone durante a chuva;

– Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de gás;

– Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios;

– Não estacione próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

Acompanhe todas as informações no Twitter do COR: https://twitter.com/OperacoesRio/

O COR recomenda a todos os cidadãos que se cadastrem no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o número 40199, por mensagem de texto. É gratuito.