Secretaria da Mulher abre vagas para o Projeto Mulher Cidadã

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher do município do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para o programa de voluntariado Projeto Mulher Cidadã. As inscrições podem ser feitas AQUI até o dia 24 de abril.  

O projeto Mulher Cidadã é realizado por meio de parcerias com outras Secretarias Municipais onde, a partir da cessão de uma sala no equipamento, a SPM-Rio realiza oficinas e rodas de conversas. São priorizadas as regiões em vulnerabilidade social para a escolha do local. 

O programa promove a cidadania, o empoderamento e pertencimento territorial da mulher carioca. As oficinas são ofertadas por voluntárias, e as inscrições nas aulas podem ser realizadas via Central 1746. Um dos cursos mais solicitados pelas alunas é o de maquiagem. 

De acordo com a Secretária da Mulher, Joyce Trindade, as oficinas têm como objetivo facilitar o acesso aos diferentes cursos e oficinas gratuitamente. "Uma mulher em situação de vulnerabilidade socioeconômica não tem condições de fazer um dos cursos ou oficinas longe de suas moradias. Por isso, é tão importante o trabalho das voluntárias no programa. Conseguimos capacitar mais mulheres para o início ou o fortalecimento da autonomia financeira dela", explica. 

Em 2021, mais de 200 mulheres ofereceram seus conhecimentos de forma voluntária no programa. E mais de mil moradoras do Rio foram capacitadas nas 30 oficinas disponibilizadas. As salas do Mulher Cidadã ficam no Museu do Amanhã (Centro), Vila Olímpica Clara Nunes (Fazenda Botafogo), e Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande). 



Inscrições aqui!



 



Foto: Talita Nascimento / Prefeitura do Rio