Brasil enfrentará a Sérvia na estreia da Copa do Catar A FIFA realizou, na tarde desta sexta-feira (01), o sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Catar 2022, que acontece entre novembro e dezembro. O Brasil está no grupo G, juntamente com Suíça, Sérvia e Camarões.

A estreia da seleção brasileira será no dia 24 de novembro contra a Sérvia. Caso avance de fase, a equipe comandada pelo técnico Tite vai enfrentar um dos dois primeiros colocados do grupo H nas oitavas de final, que inclui Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul.

Aqui estão os grupos sorteados:
Grupo A: Qatar (anfitriões), Holanda, Senegal, Equador
Grupo B: Inglaterra, Estados Unidos, Irã, País de Gales ou Escócia ou Ucrânia
Grupo C: Argentina, México, Polônia, Arábia Saudita
Grupo D: França, Dinamarca, Tunísia, Peru ou Emirados Árabes Unidos ou Austrália
Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão, Costa Rica ou Nova Zelândia
Grupo F: Bélgica, Croácia, Marrocos, Canadá
Grupo G: Brasil, Suíça, Sérvia, Camarões
Grupo H: Portugal, Uruguai, Coreia do Sul, Gana

Em uma reviravolta do destino, a atual campeã França enfrenta um grupo semelhante ao que jogou durante seu início lento na campanha vitoriosa da Copa do Mundo de 2018, na qual empatou contra a Dinamarca e venceu por pouco o Peru.

Os EUA também têm um grupo interessante, enfrentando a Inglaterra, seus companheiros anglófonos, a nação que inventou o futebol, e o vice-campeão da Euro 2021. A equipe dos EUA também enfrenta o adversário geopolítico Irã em seu primeiro confronto futebolístico desde que o Irã os derrotou na França '98.

O verdadeiro grupo da morte é o Grupo E, com duas das seleções mais fortes do futebol mundial, Espanha e Alemanha.

Das preocupações com os direitos humanos à guerra em curso na Ucrânia, tem sido impossível manter os holofotes apenas no esporte, mas o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que está "será uma Copa do Mundo fantástica e única".