Hospital de Itaguaí tem emergência totalmente reformada O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reinaugurou, nesta quinta-feira (31/03), a emergência do Hospital Municipal São Francisco Xavier, na cidade de Itaguaí, na Baixada Fluminense. Além das intervenções já realizadas, a unidade, que é a principal do município, receberá investimentos de R$ 19 milhões e vai ganhar mais leitos.

- O dinheiro já está reservado e a primeira parcela, de 60% do valor, será depositada na próxima semana. A emergência está sendo inaugurada hoje e o mais importante é que o hospital não vai parar. A população continuará a ser atendida. Com união, diálogo e parceria, o governo do estado está mudando a realidade dos municípios e da vida da população fluminense - destacou o governador.

O deputado estadual Fábio Silva (DEM-RJ) também esteve presente à cerimônia e manifestou sua satisfação por mais esta conquista para a população.
"Essa entrega é resultado do trabalho sério que temos com a população itaguaiense, que merece ainda mais saúde e qualidade de vida. Conte comigo nessa jornada, povo querido de Itaguaí", declarou o parlamentar.

O escopo da obra foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde à Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o repasse a ser realizado na próxima semana faz parte do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do SUS (PAHI). Deste modo, segundo a SES, a unidade passará a ter 130 leitos. Hoje, o hospital conta com 107.

Os recursos serão repassados em duas parcelas - a primeira, referente a 60% do valor. Na segunda, serão repassados os 40% restantes.

- A Secretaria De Estado de Saúde voltou a investir nos municípios depois de vários anos. Hoje, estamos investindo quase R$ 2 bilhões na reforma de unidades municipais para melhorar a qualidade do atendimento. Saúde pública se faz com recurso financeiro, gestão e projeto - disse Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

Detalhes da obra já executada

Há mais de duas décadas a principal unidade de saúde da cidade não recebia intervenções. Agora, a emergência do Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX) foi remodelada e modernizada.

O setor de trauma (sala vermelha) foi ampliado, passando de três para sete leitos. Foram instaladas novas réguas de gases do padrão CTI. Os consultórios de ortopedia, clínicos, laboratório, triagem, ouvidoria e sala de gesso foram reformados.

A sala de raios-X terá equipamento digital completo. A sala de medicação ganhou espaço para eletrocardiograma e passou de quatro para seis cadeiras. Uma nova sala de assistência social foi integrada à emergência. A laje foi impermeabilizada, recebeu estrutura metálica, telhas em aço com camada de alumínio. Todas as paredes foram impermeabilizadas e receberam acabamento melamínico, além de bate-macas.