Detran.RJ atende público PCD com prioridade nesta sexta-feira Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Detran.RJ vai promover, nesta sexta-feira (01), mais uma edição do Dia D, destinado ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência.

Nesta data, o usuário PCD poderá realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento prévio. Já os serviços veiculares serão disponibilizados somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Av. Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), em São Cristóvão, Zona Norte carioca.

Também estará disponível para o público PCD, no Dia D, a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD, das 8h às 16h, ou procurar uma das 13 Ciretrans que receberão as inscrições neste dia.

Haverá, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis. O curso será ministrado no Posto Detran Acessível – PCD, das 9h às 13h.

- Esta será a primeira das quatro edições do Dia D programadas para 2022. Além de destinarmos um dia específico para o atendimento prioritário em todo o estado do Rio, as pessoas com deficiência poderão se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas e participar do curso Oficina Sob Medida. Seguindo as orientações do governador Cláudio Castro, não mediremos esforços para promover a inclusão do público PCD - destaca o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Documentos necessários

A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista - sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

Outras datas escolhidas como Dia D
- 17/6/2022 – Em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18/6/2022.
- 16/9/2022 – Em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21/09/2022 e também à Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18/9 a 25/9/2022.
- 2/12/2022 – Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – PCD e da Pessoa com Deficiência Física – PCDF, celebrado em 3/12/2022.