Rio monta plano de contingência para dia de greve dos rodoviários A Prefeitura do Rio garante que os serviços de ônibus convencionais na cidade estão operando. Durante a madrugada houve dificuldade para iniciar a operação, mas a prestação do serviço dos ônibus está sendo regularizada. Pelo menos 60% da frota está em operação neste primeiro dia de greve dos rodoviários. No entanto, o sistema BRT está completamente paralisado. A prefeitura orienta a quem precisa trabalhar presencialmente que utilize o Metrô, Barcas, Supervia e VLT.

Plano de contingência:
Reforço na operação dos modais

VLT: extensão do horário de pico de acordo com a demanda, garantindo 7 minutos de intervalo nas 3 linhas.

Metrô: oferta extra nos horários de entre-pico conforme necessidade, podendo também estender os horários de pico nos trens e Metrô na Superfície.

Supervia: oferta de trens reservas posicionados no Ramal Santa Cruz e Gramacho. Caso a demanda de passageiros tenha acréscimo, os mesmos serão adicionados à operação, podendo antecipar a operação do pico vespertino.

Barcas: Uso de embarcações maiores na ligação Cocotá - Praça XV. Os horários das linhas, exceto Cocotá e Paquetá, foram retomados de acordo com os intervalos pré-pandemia.

Intermunicipais: Reforço de linhas que passam no município.

Ações complementares

As vans e os "cabritinhos" – veículos que circulam em comunidades - estão autorizados a desviar o itinerário para atender estações de trem, metrô e BRT nas áreas de planejamento das respectivas linhas e uso das faixas de BRS.

A CET-Rio monitora pontos críticos quanto a eventuais impactos na circulação para ações de operação de tráfego com objetivo otimizar a fluidez do trânsito principalmente nos arredores dos terminais Alvorada, Recreio, Fundão, Jardim Oceânico, Central do Brasil e Mato Alto.

RECOMENDAÇÕES:
- Fique atento ao plano de contingência da Prefeitura do Rio para minimizar os impactos da greve;
- Caso precise se deslocar, utilize metrô, barcas, trens, VLT e transporte complementar (como vans e "cabritinhos");
- Se puder, viaje fora dos horários de pico ou trabalhe de casa;
- Mantenha-se informado por meio das redes sociais da Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio), do COR (@operacoesrio), da SMTR e da MOBI-Rio (@BRTMobiRio).
- Acompanhe informações em tempo real sobre o trânsito em www.twitter.com/OperacoesRio;
- Baixe o aplicativo COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios).

Saiba mais sobre os estágios operacionais: http://cor.rio/estagios-operacionais-da-cidade/