Museu Ciência e Vida, na Baixada Fluminense, está com 420 vagas abertas para bolsistas Importante complexo de ciência, cultura, educação e tecnologia da Baixada Fluminense, o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, está com seleção aberta para bolsistas. Eles vão atuar nos projetos e ações pedagógicas e de pesquisa do espaço, que é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ao todo são 420 vagas ofertadas, sendo 39 para início imediato e 381 para cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente via internet, até as 17h do dia 15 de abril de 2022, com o preenchimento do formulário eletrônico https://inscricao.cecierj.edu.br/editais/, onde será feito o cadastro e o envio de documentos.

Para concorrer às bolsas de Incentivo à Docência 1 (ID1) e Incentivo à Docência 2 (ID2), é necessário ter graduação concluída em qualquer área do conhecimento. Os selecionados vão atuar na mediação nos salões expositivos do museu (mediador de exposição); mediação das sessões de planetário (mediador planetarista); mediação das atividades de robótica e do espaço maker (mediador para atividades de robótica); mediação aliada à pesquisa de público (mediador de pesquisa); e mediação voltada ao público surdo (mediador surdo, inserido nas categorias anteriores, com exceção da pesquisa de público).

- Ser bolsista de um museu é uma chance única para os profissionais que amam ciência e cultura. O ano começou com muitas oportunidades, e essa é uma que aumenta a experiência profissional de quem quer se destacar no mercado de trabalho - afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O processo seletivo será constituído de quatro etapas, realizadas na modalidade on-line: inscrição e envio de documentos; avaliação curricular; avaliação objetiva; e entrevista. As etapas de avaliação curricular e entrevista terão peso dois, enquanto a avaliação objetiva terá peso um. A nota final de classificação será a média ponderada dos pontos obtidos nas etapas de prova objetiva, avaliação curricular e entrevista.

A validade do processo de seleção é de 24 meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado, uma única vez e por igual período, a critério da Fundação Cecierj. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação Cecierj (www.cecierj.edu.br).

- Há mais de dez anos, o Museu Ciência e Vida contribui para a popularização da ciência e por aproximar a população, não apenas da Baixada Fluminense, de um espaço importante de produção do conhecimento, com suas exposições, planetário e diversas atividades que são realizadas. A nova equipe de mediadores vai contribuir muito para a realização desse trabalho que o Museu Ciência e Vida vem desenvolvendo com excelência - destacou o presidente da
Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

A bolsa terá duração de 12 meses, podendo ser renovada por até quatro vezes, dependendo da necessidade da Fundação Cecierj e da avaliação de desempenho do bolsista, conforme as regras estabelecidas no edital.


*Foto: Filipe Dutra