Semana do Consumidor tem mutirão de conciliação da Codecon em São Gonçalo

Aproveitando o Dia Mundial do Consumidor, comemorado neste dia 15 de março. A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Alerj realiza mais um Mutirão de Conciliação. Desta vez, a oportunidade é para a resolução de problemas relacionados ao Direito do Consumidor com as empresas Claro, Vivo, Águas do Rio, Itaú, Enel, Extra, Casa Bahia e Ponto Frio. O atendimento acontece de forma presencial até sexta-feira (18), em São Gonçalo, na Praça Dr. Luiz Palmier, das 9h às 17h. 

A Codecon é presidida pelo deputado estadual Fábio Silva (DEM-RJ) e presta um serviço gratuito à população de todo o estado do Rio de Janeiro, além de analisar projetos e mensagens relacionadas aos direitos dos consumidores antes de irem à votação no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Além de promover atendimentos itinerantes, chegando inclusive à população mais afastada da região metropolitana, a Codecon mantém canais de atendimento digitais.

Os cidadãos que se sentirem prejudicados pelos fornecedores de serviços e produtos podem fazer suas reclamações através do telefone: 0800 282 7060 ou do Zap do Consumidor: (21) 998547060.

“Nossa equipe busca soluções amigáveis no âmbito administrativo, e não havendo sucesso na tratativa, a demanda segue para o setor jurídico, que analisa as medidas judiciais cabíveis. Além disso, por meio de denúncias podem ser propostas Ações Civis Públicas que visam proteger a coletividade”, esclarece o deputado Fábio Silva.

Mutirão do Procon.RJ



O Dia do Consumidor também é marcado este ano pelo início do mutirão de renegociação de dívidas com os bancos promovido pelo Procon.RJ. O evento é presencial e se estende até a próxima quinta-feira (17), na sede do Procon, localizada na Av. Rio Branco, nº 25 – 5º andar, no Centro do Rio.

Haverá distribuição de senhas das 10h às 14h. É importante o consumidor ficar atento aos documentos que serão necessários para fazer a renegociação: identidade e CPF são fundamentais. É necessário também levar o número do cartão de crédito, conta corrente e o contrato do empréstimo que será negociado. Como a pandemia ainda não acabou, é preciso apresentar o comprovante de vacinação.

Outra opção

Os consumidores que não puderem participar presencialmente desse mutirão, poderão negociar as dívidas bancárias através do mutirão da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) que acontece durante todo este mês de março no site consumidor.gov.br.



(*Foto: Reprodução Instagram/Codecon)