Ministério da Saúde consulta população sobre uso de remédio para tratamento da Covid-19 O Ministério da Saúde (MS) fará uma consulta à população sobre a possibilidade de incorporar o medicamento Baricitinibe para o tratamento da covid-19. O uso do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já foi recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também aprovou o uso da droga. Agora, o ministério ouve a posição de especialistas e da sociedade em geral.

Essa não é a primeira vez que o governo decide realizar uma consulta pública para um assunto de cunho científico envolvendo o combate à covid-19. Em dezembro, o ministério promoveu consulta e audiência pública antes de iniciar a vacinação em crianças menores de 12 anos.

A Conitec recomenda o medicamento para pacientes adultos, hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva. O Baricitinibe já tem registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica de moderada a grave.

As contribuições sobre o tema podem ser feitas até 24 de março, na página oficial da Conitec. A possibilidade de inclusão do Baricitinibe no sistema público foi aprovada pela comissão no dia 10 de março, por entender que as evidências científicas sobre o medicamento mostram as chances de evitar mortes por covid-19. Também foi observada a combinação custo-benefício.