Procon-RJ vai promover Mutirão de Negociação de Endividados com instituições financeiras No dia do consumidor, que será lembrado na próxima terça-feira (15), o Procon Estadual do Rio de Janeiro dará início ao mutirão de renegociação de dívidas com as instituições bancárias. O evento é presencial e vai acontecer até o próximo dia 17 na sede do Procon-RJ, que fica na Av. Rio Branco, nº 25 – 5º andar, no centro do Rio. Já confirmaram presença no mutirão os bancos: Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Pan e BMG. A distribuição de senhas para atendimento acontecerá das 10h às 14h.

Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, lembra que desde 2019, a autarquia vem realizando mutirões de renegociação de dívidas para ajudar os consumidores endividados e as negociações trazem resultados positivos, terminando em acordos favoráveis para os envolvidos.

Todos os bancos irão negociar dívidas de pessoas físicas relacionadas a cartão de crédito, empréstimos pessoais e outras dívidas . A Caixa Econômica vai atender também pessoas jurídicas e vai negociar débitos de habitação. Quem é cliente do Santander ou Bradesco só conseguirá negociar dívidas vencidas há mais de 60 dias, já os do Itaú, débitos atrasados há mais de 90 dias. O banco BMG, até o final da semana, irá confirmar os tipos de negociações que serão realizadas no mutirão.

É importante o consumidor ficar atento aos documentos que serão necessários para fazer a renegociação: identidade e CPF. É necessário também levar o número do cartão de crédito, conta corrente e o contrato do empréstimo que será negociado. Caso precise negociar em nome de terceiros, basta levar a procuração devidamente assinada, que poderá ser impressa no site do Procon-RJ, com a cópia dos documentos de identificação do titular.

Como a pandemia ainda não acabou, será exigida a apresentação do comprovante de vacinação.

Desta vez o mutirão será apenas presencial.Os consumidores que não puderem participar presencialmente do evento do Procon-RJ, poderão negociar as dívidas bancárias através do mutirão da Febraban que acontecerá durante todo o mês de março através da plataforma www.consumidor.gov.br. A autarquia está apoiando o evento e disponibilizou computadores em sua sede para os endividados que não possuem acesso à internet e desejam se inscrever.