Palestra divulga aplicativo Maria da Penha Virtual de combate à violência doméstica

Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj) irá divulgar o aplicativo Maria da Penha Virtual, para facilitar o acesso de mulheres vítimas de violência doméstica ao pedido de medida protetiva de urgência. A novidade será apresentada durante a palestra “Combate à Violência contra a Mulher”, que terá início às 14h e acontecerá no Departamento da Elerj, no 2º andar do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj. O encontro também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do YouTube.

A palestra será realizada de forma colaborativa pela advogada criminalista Bianca Alves; pela advogada atuante na área cível, Isabelle Faria; e pelo graduando de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rafael Nunes Wanderley. Serão abordados tópicos desde o contexto das lutas das mulheres nos séculos XIX e XX, até o enfrentamento à violência de gênero, abordando a temática dos Direitos das Mulheres a partir de seu histórico e de seu contexto atual.

A tecnologia do aplicativo Maria da Penha Virtual foi desenvolvida por estudantes e pesquisadores do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da UFRJ (CEDITEC), alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, com o intuito de disponibilizar para a sociedade um meio eletrônico simples e de fácil acesso para a mulher em situação de violência doméstica e familiar, sem que ela precise se deslocar durante a pandemia.

Os interessados em participar da palestra deverão realizar a inscrição através dos links https://bit.ly/3rRqwhY ou https://tinyurl.com/nha6sbx2. Já para solicitar o certificado na modalidade online, o aluno inscrito deverá enviar suas considerações sobre o conteúdo apresentado através do formulário disponível em um dos links https://bit.ly/3sq52Jy ou https://tinyurl.com/53kxcw3n, até o dia 10 de março.