Deputado Arthur do Val perde namorada e aliados políticos após comentários sexistas sobre ucranianas Arthur do Val, o Mamãe Falei, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, que desembarcou na Ucrânia dias atrás alegando que iria acompanhar de perto o conflito, deu um outro sentido a viagem.

Em uma série de áudios enviados nesta sexta-feira (04) para um grupo de amigos no WhatsApp, Arthur do Val fez um verdadeiro podcast descrevendo suas impressões sobre as mulheres ucranianas, a quem define como “fáceis porque são pobres”:

—Detalhe, hein, mano, elas olham. E vou te dizer: são fáceis porque são pobres.

Ele ainda deu detalhes sobre a beleza das policiais que viu nas barreiras alfandegárias e citou sua intenção de voltar ao país após a guerra.

– Mano, eu tô mal. Eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias. Duas casinhas em cada país. Mano, eu juro pra você eu contei: são 12 policiais deusas. Mas deusas que você casa e faz tudo que ela quiser. Assim, eu tô mal. Eu não tenho nem palavras para expressar. Quatro dessas eram minas que você, mano, nem se te dizer, se ela ***** você limpa o ** dela com a língua. Assim que essa guerra passar vou voltar para cá.
Em mais uma gravação, Mamãe Falei compara as ucranianas às brasileiras:  

– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Maluco, eu juro, eu nunca na minha vida vi nada parecido em termos de mina bonita. A fila das refugiadas... Imagina uma fila sei lá, eu tô sem palavras. Sei lá de 200 metros ou mais e só deusa. É sem noção, cara, é inacreditável, é fora de série. Se você pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui. Eu tô triste porque é inacreditável. 

Em outra gravação ele repetiu “as dicas” que diz ter recebido de Renan Santos, o coordenador do MBL, sobre como “pegar” mulheres nas viagens internacionais.

– Você nunca pode ir para as cidades litorâneas. Você vai para as cidades normais, porque aí você pega as minas no mercado, na padaria. A recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui é... E essas cidades mais pobres, elas são as melhores. Realmente é outro mundo.

Repercussão
O teor dos áudios do Mamãe Falei foi um dos assuntos mais comentados no Twitter na noite desta sexta-feira (04). O parlamentar foi xingado de “escroto”, “moleque” e acusado de fazer turismo sexual.

“O picareta inventaria que iria cobrir como jornalista uma guerra. Na verdade, foi atrás de refugiadas em viagem de turismo sexual. Que deplorável”, tuitou Guga Chacra, correspondente internacional da Globo News.

Após a repercussão sobre o vazamento, Mamãe Falei tentou se desculpar: "Não sou santo, sou homem, sou jovem. Vi um monte de mulheres bonitas sendo simpáticas, talvez porque em São Paulo as mulheres sejam mais inacessíveis."

Além da provável perda de eleitores, o parlamentar perdeu a namorada e também aliados políticos, como Sergio Moro.

Dias atrás Sergio Moro festejou em sua conta no Twitter que Mamãe Falei e Renan Santos "haviam resolvido reportar in loco o conflito. Também angariaram ajuda financeira para amparar os refugiados. É sempre louvável quando saímos do discurso e partimos para a prática". Como se vê agora Mamãe Falei não estava interessado em reportar somente o conflito.

Nesta sexta o discurso de Moro foi outro. O ex-juiz declarou que as falas podem ser consideradas criminosas e cobrou um posicionamento do Podemos sobre o pré-candidato ao governo de São Paulo.

"Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige", afirmou.

Já a médica Giulia Blagitz, decidiu pôr um fim ao relacionamento com Arthur do Val.

“Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos”, disse Giulia Blagitz ao dar o fora em Arthur pelas redes sociais. “De uma coisa podem ter certeza: o amor foi real e sempre será!”, afirmou.

Minutos depois da publicação do story com o pronunciamento sobre o namoro, Giulia apagou a publicação e, ao que tudo indica, excluiu a rede social.