Rio confirma feriado de Carnaval; bancos fecham na segunda e reabrem só na quarta ao meio-dia

A Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiram adiar os desfiles das escolas de samba para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, e cancelar os blocos de Carnaval por conta do avanço da variante Ômicron. Mesmo assim, por ser uma lei estadual, as autoridades do Rio confirmaram o feriado da próxima terça-feira (01/03).

No entanto, de acordo com a Prefeitura, segunda (28) e quarta-feira (02) serão dias úteis para o funcionalismo municipal. Já o Governo Estadual dará ponto facultativo para os seus servidores na segunda, durante todo o dia, e na quarta-feira até o meio-dia.

No setor privado, ficará a cargo de cada empresa definir se a segunda e a quarta-feira serão dias de folga ou não.

Bancos

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) também vai seguir o calendário o oficial. Portanto, na próxima segunda e terça-feira os bancos ficarão fechados. Na quarta-feira as agências abrirão ao meio-dia, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 01 de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (02). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Para aqueles clientes que irão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o site Busca Banco e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejados.