Secretaria da Mulher oferece 2 mil vagas para capacitação no município do Rio

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher do município do Rio de Janeiro abre nesta segunda-feira, 07 de fevereiro, as inscrições para os cursos de capacitação das Casas da Mulher Carioca de 2022. As inscrições são gratuitas e terminam no domingo, 13. Podem se inscrever mulheres do Rio de Janeiro a partir de 16 anos.

As inscrições serão online através do https://bit.ly/cursosspm2022 e também do Portal 1746. As mulheres sem acesso à internet poderão fazer as inscrições presencialmente nas Casas da Mulher Carioca e em pontos tradicionais de Madureira e Realengo. Nestes locais, também haverá outros serviços da Prefeitura do Rio, como vacinação, educação ambiental e feira de empreendedorismo.

"O objetivo de disponibilizar esses cursos é capacitar as mulheres no Rio mais condições de retorno ao mercado de trabalho e o desenvolvimento do empreendedorismo. Neste ano, teremos ainda mais cursos e oficinas nos nossos equipamentos", explica a Secretária Joyce Trindade.

Os cursos oferecidos na Casa da Mulher Carioca são: Trancista; Megahair; Designer de sobrancelha/ Cílios; Modelagem; Adereços; Costura; Educação Financeira e MEI; Customização, bijuterias e acessórios; Manicure básica; Extensão de unhas; Introdução corte de cabelo feminino e masculino; Fotografia de celular para empreendedoras; Recepção e Cerimonialista; Barbeira; Cuidadora de idosos; Garçonete; Edição de vídeo no celular; Pacote Office; Excel básico; Inglês Básico; Espanhol Básico; Teatro; Design Gráfico; Artesanato Afro; Escrita Criativa; Digital Influencer; Recreadora Infantil; Grafite; Samba e evento; e Turismo Comunitário.

Em Realengo, na Dinah Coutinho, as mulheres poderão fazer cursos de: Cuidadora de Idosos; Trancista; Modelagem e Corte e Costura ; Informática básica para terceira idade; Pacote Office; Excel Básico; Design Gráfico;

Design Gráfico avançado; Design de Sobrancelha / Cílios; Manicure Avançada / extensões de unhas; Manicure Básica; Bijuteria e acessório; Educação Financeira; Artesanato; Garçonete; Edição de Vídeos e documentários; Recepção e Cerimonialista; Trança Avançada / Mega Hair; Barbeira; Inglês Básico 1;

Espanhol Básico; Auxiliar de Cabeleireiro; Organizador Profissional; Auxiliar Administrativo com noção de Recepção; Grafite; Escrita Criativa; Produtora de Samba e Eventos; Digital Influencer; Recreadora Infantil; Fotografia de Celular para empreendedoras; Teatro; e Turismo Comunitário.

Os cursos terão duração média de três meses e serão realizados nas Casas da Mulher Carioca Tia Doca, em Madureira, e Dinah Coutinho, em Realengo. Cerca de 20% das vagas serão reservadas para mulheres atendidas na rede de enfrentamento à violência contra a mulher na cidade do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

Inscrições online

07 a 13 de fevereiro

https://bit.ly/cursosspm2022

https://www.1746.rio/

Inscrições presenciais


10h às 14h

ZONA OESTE

09/02 -   Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, Rua limites s/n - Igreja Presbiteriana

10/02 - Praça do Big, Cosmos, com a Van do 1746

11/02 - Calçadão de Campo Grande, com a Van do 1746

12/02 - Calçadão de Bangu

ZONA NORTE

09/02 - Casa da Mulher Carioca Tia Doca, Rua Júlio Fragoso, 47 –Madureira

09/02 - Mercadão de Madureira

10/02 - Cajueiro

11/02 - Passarela, próximo ao Império Serrano

12/02 - Feira Colo de Mãe, viaduto de Madureira com 1746