Rio entra em estágio de mobilização devido à previsão de chuva moderada a forte

O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização às 14h30 desta sexta-feira (28), segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, devido à previsão de pancadas de chuva moderada a forte para as próximas horas.

De acordo com o Alerta Rio, núcleos de chuva atuam sobre a Baixada Fluminense e se deslocam em direção à Zona Norte do Rio. A chuva começou pela região de Irajá, Penha e Anchieta.

O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade, como alagamentos e queda de árvores.

Recomendações

- Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações; 

- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do Centro de Operações Rio;

- Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!

Se necessário, o Centro de Operações orienta a população a usa os telefones de emergência 193 (do Corpo de Bombeiros) e 199 (da Defesa Civil).



Céu avermelhado

Quem acorda cedo já reparou que nos últimos dias o céu está mais avermelhado, um tom pouco comum. A explicação se deve à erupção de um vulcão em Tonga, no último dia 15, cuja força superou a de uma bomba atômica e detonou um tsunami devastador. A fumaça expelida pelo cone submarino “viajou” pelo Pacífico Sul e, 13 mil quilômetros depois, chegou ao Rio de Janeiro.

O fenômeno continuará por mais alguns dias, segundo o Instituto Climatempo.