Helicóptero do Ibama é alvo de ataque incendiário Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada de hoje (24), em Manaus (AM).

A aeronave estava estacionada no Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, na capital do estado. Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, câmeras de segurança registraram o momento em que dois homens pularam o muro do estabelecimento e atearam fogo no helicóptero.

Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já tinham se espalhado e destruído a parte dianteira da aeronave. Policias militares e civis também atenderam à ocorrência, mas como o Ibama é um órgão da União, as investigações ficarão a cargo da Polícia Federal (PF), que já recebeu as imagens captadas pelo sistema de vigilância.

O Ibama informou que assim que soube do ocorrido enviou uma equipe para o local que constatou a tentativa de incêndio em duas aeronaves. O órgão disse que acionou a Polícia Federal para investigação.

O helicóptero é usado em operações de fiscalização em garimpos. Por isso, há a suspeita de que o crime seja uma retaliação por parte de proprietários de garimpo.