Janeiro Branco: Centros de Atenção Psicossocial oferecem apoio à saúde mental e emocional

O Janeiro Branco, mês de conscientização das necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, nos lembra que cuidar da mente é fundamental. Atualmente, a ansiedade e a depressão são alguns dos transtornos mais comuns na sociedade. O isolamento social durante a pandemia agravou o número de casos. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro orienta que é muito importante que quem está passando por esses problemas não se sinta sozinho e busque ajuda.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do município do Rio estão aí pra acolher a quem precisa de apoio. São unidades para acolhimento às crises em saúde mental,  atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. Os CAPS oferecem atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros, em articulação com as demais unidades de Saúde e com unidades de outros setores (educação, assistência social, etc.) quando necessário, sempre incluindo a família e a comunidade nas estratégias de cuidado. 

O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica.  Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Os CAPS III têm funcionamento 24h, durante os sete dias da semana, oferecendo a possibilidade de acolhimento noturno para a clientela já atendida, conforme avaliação da equipe. 

A Prefeitura do Rio conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 6 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CAPSad) - dois deles com unidades de acolhimento adultos (UAA) - e 8 Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), totalizando 32 unidades especializadas próprias. Outras 3 unidades das redes estadual e federal completam a rede de 35 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.

Acesse AQUI a lista dos endereços de todos os CAPs.