Brasil recebe primeiras doses de vacina contra Covid-19 para crianças Chegaram ao Brasil, às 4h45 desta quinta-feira (13), as primeiras vacinas contra covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. A remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo).

O lote será distribuído a estados e municípios que darão início à aplicação. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país. A previsão é que o Brasil receba neste mês um total de 4,3 milhões de doses da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a pasta, a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

Rio de Janeiro
No Estado do Rio, as primeiras doses destinadas às crianças no Rio chegam no início da madrugada desta sexta-feira (14). A previsão é do Ministério da Saúde.

Na capital fluminense, a vacinação começa na segunda-feira (17), com a imunização de meninas de 11 anos.

A previsão é de que 560 mil crianças sejam vacinadas no município até o dia 9 de fevereiro.

As crianças receberão duas doses em um intervalo de oito semanas. O objetivo do Comitê Científico é fazer com que as crianças recebam a vacina antes do início do ano letivo.