Procon.RJ faz novo mutirão para renegociação de dívidas

Após o bem-sucedido mutirão das concessionárias de energia, quando a média de acordos atingiu 80%, o Procon-RJ abriu nesta quarta-feira, dia 15, as inscrições para o mutirão de renegociação de dívidas com as concessionárias de água e esgoto do estado. Os consumidores com débitos atrasados poderão se inscrever de forma on-line até o dia 22 de dezembro por meio do seguinte formulário: https://bit.ly/mutirão_das_aguas. Uma das empresas promete parcelar débitos em até 100 meses.

Para o atendimento presencial, os interessados devem comparecer à sede do Procon-RJ (Avenida Rio Branco, 25 - Centro), entre os dias 10 e 14 de janeiro, ou nos postos do Poupa Tempo de São João de Meriti, Duque de Caxias e Bangu.

- Esta é mais uma oportunidade para entrar o ano de 2022 livre de dívidas, principalmente para aqueles consumidores com mais dificuldades e prestes a terem o serviço cortado - observou o secretário de Defesa do Consumidor, Léo Vieira.

Está confirmada a participação da Cedae, Zona Oeste Mais, Águas de Juturnaíba, Águas de Niterói, Prolagos e Águas do Rio. A Cedae se comprometeu a oferecer parcelamento de qualquer dívida em até 60 vezes. A Zona Oeste Mais vai atender os consumidores que têm débitos a partir de 90 dias e promete parcelar dívidas em três vezes para quem se inscrever no mutirão virtual e em até 60 vezes débitos de qualquer prazo para quem comparecer ao mutirão presencial.

Parcelamento em até 100 vezes

A Prolagos promete parcelar qualquer débito em até 100 vezes, podendo oferecer até 50% de desconto. Todo atendimento será acompanhado por um servidor do Procon-RJ para fazer a mediação.

- É muito gratificante realizar esses mutirões com grande percentual de acordos, resolvendo a angústia dos consumidores com essas dívidas. O grande diferencial do mutirão é que as empresas precisam se comprometer a apresentarem propostas mais favoráveis aos consumidores do que vem sendo oferecido diretamente nas concessionárias, pois esse é o grande diferencial da adesão ao mutirão - explicou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Atendimento presencial

O atendimento presencial será por ordem de chegada, com distribuição de senhas das 10h às 14h. É imprescindível a apresentação dos documentos pessoais (identidade e CPF) e da conta de consumo que comprove o vínculo com a empresa. A negociação em nome de terceiros só poderá ser realizada por meio de procuração devidamente assinada, que pode ser impressa no site do Procon-RJ.

O uso de máscara será obrigatório, assim como a apresentação do comprovante de vacinação. Para evitar aglomeração, será proibida a entrada de acompanhante, exceto daqueles que são portadores de necessidades especiais.