Deputado Fábio Silva lança nova edição do Código de Defesa do Consumidor durante Bienal do Livro

O consumidor do Rio de Janeiro conta agora com uma nova edição do Código de Defesa do Consumidor, com orientações atualizadas sobre relações de consumo. O deputado estadual Fábio Silva (DEM-RJ), que é o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), esteve presente ao lançamento da publicação que ocorreu na 20ª Bienal do Livro, na última sexta-feira (10), no estande do programa Mais Leitura, da Imprensa Oficial do Governo do Rio de Janeiro (IOERJ).

“Hoje a gente está lançando a edição atualizada do Código de Defesa do Consumidor, em parceria com a Imprensa Oficial do Governo do Estado. Agradeço ao governador Cláudio Castro pela confiança que nos foi dada. Essa parceria entre a Impressa Oficial e a Alerj é muito importante”, comentou o parlamentar.

O coordenador jurídico da Codecon, Plínio Martins, também esteve presente ao lançamento e citou a importância da comissão para a população do Rio de Janeiro.

“A comissão tem vários conselheiros, pessoas para fazer um atendimento exclusivo ao consumidor e atender às suas reivindicações. Esse é o papel da comissão que, busca com êxito, atender aos reclames do consumidor”, disse Plínio.

Para a presidente da IOERJ, Cristina Batista, a parceria com a Codecon aproxima o consumidor das leis dedicadas a ele.

“É uma honra para a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro participar da 20a Bienal do Livro com a presença do programa Mais Leitura, que democratiza o acesso aos livros e permite que a cultura e a cidadania estejam ao alcance de todos. Neste ano, temos a alegria de lançar mais uma edição do Código de Defesa do Consumidor, atualizado, trazendo, além das recentes alterações legislativas, súmulas dos tribunais superiores. A Codecon, representada pelo seu presidente, deputado Fábio Silva, exerce um importante papel na defesa do consumidor. Essa parceria é fundamental para difundir a lei e torná-la acessível a todos os consumidores”, pontuou Cristina.

Atendimento da Codecon

Os interessados em entrar em contato com a Comissão de Defesa do Consumidor para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos, contam com o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060). E tem ainda o "Zap do Consumidor": (21) 99854-7060. O atendimento também é feito de forma itinerante por meio do ônibus da Codecon. Quem preferir, pode acessar o site www.cdcrj.com.br.

Números da Bienal


O maior festival cultural do país chegou ao fim neste domingo (12) com a sensação de dever cumprido: a venda de livros superou as expectativas ao longo dos 10 dias de evento, a curadoria coletiva reuniu debates repletos de aprendizados plurais e os conteúdos abraçaram mais de 1 milhão de pessoas de todas as idades - dos leitores pequenos aos mais experientes. E o melhor: tudo com muita segurança, conforto e diversão, marcando o sucesso da retomada de eventos culturais na capital carioca.

Híbrida, a Bienal teve, pela primeira vez, as mesas de debates da Estação Plural também transmitidas em tempo real pela sua plataforma digital, contabilizando 750 mil acessos. Do público presente no Riocentro, 34,5% estiveram no evento pela primeira vez e 50,8% tinham entre 18 e 25 anos. Das 250 mil pessoas que passaram pelos três pavilhões, na Barra da Tijuca, 99% compraram pelo menos um livro. A média foi de 8 livros por visitante. A variedade de títulos e os bons preços encontrados foram alguns dos destaques eleitos pelo público, em pesquisa realizada pela organização da Bienal do Livro.