Os usuários do WhatsApp agora podem optar por fazer com que todas as novas mensagens que enviem ou recebam desapareçam, à medida que o maior serviço de mensagens instantâneas do mundo amplia suas ofertas para o que um executivo descreveu como o próximo padrão de privacidade.
O serviço de propriedade do Facebook, usado por mais de 2 bilhões de usuários globalmente, lançou na segunda-feira (06) uma opção que permite aos usuários habilitar o recurso por padrão para todos os novos chats. Antes desta nova atualização, os usuários tinham que habilitar manualmente a opção para cada novo bate-papo com outro indivíduo.
Além disso, o WhatsApp também oferece aos usuários a opção de fazer com que suas mensagens desapareçam após 24 horas ou 90 dias, além do período de sete dias em que o recurso foi originalmente introduzido no ano passado.
“A novidade dá a você espaço para conversar de uma forma mais aberta e honesta”, disse Zafir Khan, chefe de Produtos de Consumo do WhatsApp. Ter a opção de definir efemeridade em todas as novas mensagens por padrão deve ajudar os usuários a evitar estranheza com seus amigos, disse ele, acrescentando que a equipe do WhatsApp ouviu comentários dos usuários durante o desenvolvimento dessas novas opções.
As mensagens vão desaparecer depois de um certo tempo se algum dos membros participantes de uma conversa habilitar a opção de efemeridade, disse ele. O WhatsApp também está lançando essa opção para todas as mensagens do grupo, e dando essa escolha no momento da criação do próprio grupo, disse ele.
A instantaneidade parece ser um grande foco para o WhatsApp, pois trabalha para expandir a oferta. “A privacidade sempre foi fundamental para o WhatsApp. Lançamos a criptografia ponta a ponta e a tornamos padrão muito antes de se tornar um padrão em mensagens ”, disse ele.
“Vemos as mensagens instantâneas como um novo padrão emergente”, disse ele. Em uma postagem no Facebook, o presidente-executivo Mark Zuckerberg acrescentou: “Nem todas as mensagens precisam durar para sempre”.
A maneira como as mensagens que desaparecem são projetadas não é infalível, com certeza.
Os usuários ainda podem ignorar o protocolo de desaparecimento, encaminhando as mensagens ou fazendo uma captura de tela, mas Khan sugeriu que não é um problema técnico: se a pessoa para quem você está enviando as mensagens não quiser atender à sua solicitação, nada mais pode ser feito a não ser não se comunicar com eles.