Usuários do WhatsApp agora podem optar por mensagens que desaparecem como padrão Os usuários do WhatsApp agora podem optar por fazer com que todas as novas mensagens que enviem ou recebam desapareçam, à medida que o maior serviço de mensagens instantâneas do mundo amplia suas ofertas para o que um executivo descreveu como o próximo padrão de privacidade.

O serviço de propriedade do Facebook, usado por mais de 2 bilhões de usuários globalmente, lançou na segunda-feira (06) uma opção que permite aos usuários habilitar o recurso por padrão para todos os novos chats. Antes desta nova atualização, os usuários tinham que habilitar manualmente a opção para cada novo bate-papo com outro indivíduo.

Além disso, o WhatsApp também oferece aos usuários a opção de fazer com que suas mensagens desapareçam após 24 horas ou 90 dias, além do período de sete dias em que o recurso foi originalmente introduzido no ano passado.

“A novidade dá a você espaço para conversar de uma forma mais aberta e honesta”, disse Zafir Khan, chefe de Produtos de Consumo do WhatsApp. Ter a opção de definir efemeridade em todas as novas mensagens por padrão deve ajudar os usuários a evitar estranheza com seus amigos, disse ele, acrescentando que a equipe do WhatsApp ouviu comentários dos usuários durante o desenvolvimento dessas novas opções.

As mensagens vão desaparecer depois de um certo tempo se algum dos membros participantes de uma conversa habilitar a opção de efemeridade, disse ele. O WhatsApp também está lançando essa opção para todas as mensagens do grupo, e dando essa escolha no momento da criação do próprio grupo, disse ele.

A instantaneidade parece ser um grande foco para o WhatsApp, pois trabalha para expandir a oferta. “A privacidade sempre foi fundamental para o WhatsApp. Lançamos a criptografia ponta a ponta e a tornamos padrão muito antes de se tornar um padrão em mensagens ”, disse ele.

“Vemos as mensagens instantâneas como um novo padrão emergente”, disse ele. Em uma postagem no Facebook, o presidente-executivo Mark Zuckerberg acrescentou: “Nem todas as mensagens precisam durar para sempre”.

A maneira como as mensagens que desaparecem são projetadas não é infalível, com certeza.

Os usuários ainda podem ignorar o protocolo de desaparecimento, encaminhando as mensagens ou fazendo uma captura de tela, mas Khan sugeriu que não é um problema técnico: se a pessoa para quem você está enviando as mensagens não quiser atender à sua solicitação, nada mais pode ser feito a não ser não se comunicar com eles.