Dia do Evangélico: saiba onde a data é comemorada hoje O Distrito Federal, Macapá e Alagoas estão entre as localidades brasileiras que comemoram nesta terça-feira (30) o Dia do Evangélico com feriado.

A lei 12.328 que cria o Dia Nacional do Evangélico, aprovada pela Câmara dos Deputados, foi sancionada em setembro de 2010.

O então presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a lei, mas não instituiu feriado ou ponto facultativo. Em algumas regiões do país, a celebração ocorre em outras datas:

• No estado de Rondônia, o Dia do Evangélico é comemorado em 18 de junho, de acordo com a Lei Estadual nº 1.026/2001.
• Em Cuiabá (MT), a celebração é em 31 de agosto e a data é ponto facultativo.

De acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os 86,8% brasileiros que se declararam cristãos, 22,2% disseram ser evangélicos.

Já uma pesquisa Datafolha, publicada em 2020, mostrou que os evangélicos somavam 31% dos brasileiros que dizem ter religião. Conforme a pesquisa, as mulheres representavam 58% dos fiéis.

Normalmente, o Dia do Evangélico é marcado por festas, cultos e shows de música gospel. Mas a celebração pode variar, de acordo com cada denominação.

Comemoração
A Prefeitura de Maceió programou uma verdadeira festa para o Dia do Evangélico. Os shows acontecerão no bairro do Benedito Bentes, na Praça Padre Cícero, a partir das 15h. Sete atrações subirão ao palco, entre elas a cantora gospel Sarah Farias, que foi indicada ao Grammy Latino 2021.