Casos de gripe aumentam no Rio e Prefeitura convoca população a tomar vacina contra Influenza

O aumento dos casos de gripe no município do Rio de Janeiro levou a Secretaria Municipal de Saúde a convocar a população a tomar a vacina contra a gripe. Os cidadãos que ainda não foram imunizados este ano contra a Influenza, devem procurar uma unidade mais próxima de sua casa (Clínicas da Família ou Centros Municipais de Saúde). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Não há necessidade de intervalo entre as doses da Covid-19 e da gripe. A aplicação da vacina é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade, especialmente os grupos prioritários: idosos, crianças, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas. O objetivo é aliviar os efeitos do surto de Influenza que a cidade enfrenta atualmente, como informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Segundo o secretário, o aumento do número de casos de Influenza, atípica para esta época do ano, se deve à baixa cobertura vacinal, já que a campanha de imunização contra a gripe teve pouca adesão em 2021.

— Não era esperado a gente ter um aumento de casos de gripe nesse momento do ano. A gente está tendo esse aumento justamente pela baixa cobertura vacinal dessa vacina. E porque tivemos dois anos de Covid dominando o cenário do monitoramento viral da população. De maneira atípica, estamos tendo casos de Influenza em grande quantidade nesse período do ano. Só vacina mesmo para proteger e reduzir esses casos — lembra.

Vale ressaltar que a pessoa que estiver com sintomas de gripe ou Covid-19 não deve tomar a vacina.

Os locais de vacinação podem ser consultados em prefeitura.rio/ondeseratendido.