Dose de reforço é liberada no Rio para adultos O novo calendário da dose de reforço contra a Covid-19, no município do Rio de Janeiro, começa no 29 de novembro para pessoas de 59 anos e avança semanalmente chegando a quem tem 55 no fim de dezembro.

Mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, só pode tomar a dose de reforço quem recebeu a segunda dose há pelo menos 3 meses.

Agora, quem tem mais de 18 anos e tomou a segunda dose há pelo menos 5 meses, já pode procurar o posto de vacinação para reforçar a imunização. A dose está liberada a partir desta quinta-feira (18). É só chegar e vacinar!

Liberação do Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na terça-feira (16) que o governo vai aplicar uma dose de reforço para toda a população acima de 18 anos. Além disso, o intervalo para quem completou as duas doses e precisa se vacinar com a terceira dose caiu de 6 para 5 meses.

Vacinação cruzada
Quem tomou Coronavac poderá ser imunizado com Pfizer, Janssen ou AstraZeneca no reforço. Para aqueles que receberam a Pfizer, a dose de reforço poderá ser da AstraZeneca ou Janssen. Quem tomou AstraZeneca poderá ser imunizado com Pfizer no reforço. No caso dos vacinados com a Janssen, será necessária uma segunda dose do mesmo imunizante e, após cinco meses, uma terceira dose da Pfizer.

No município do Rio, a vacinação cruzada também é recomendada. Mas o cidadão poderá escolher qual vacina disponível deseja tomar contra a Covid-19.