Saúde em qualquer idade à luz da Bíblia Com seus mais de 90 anos, a charmosa senhora levanta cedo, se arruma e sai para uma caminhada. Vai ao mercadinho, passa na padaria, cumprimenta quem vê pelo caminho, conversa com suas amigas. O sorriso no rosto faz dela uma criatura adorável.



Essa singela história mostrada na TV, comprova que é possível ter saúde e gosto pela vida em qualquer idade. O nome dela foi esquecido, mas seus passos suaves e a lição ficaram na memória.



A vida para ela tem graça. Ela irradia otimismo e poderia se chamar Maria, Joana... Basta olhar da janela para vermos muitas delas passando.

A Bíblia fala sobre saúde



A Lei dada ao povo de Israel no Antigo Testamento incluía medidas para controlar e prevenir doenças. Plantas medicinais eram usadas e conselhos dados para o bem-estar das pessoas.



Sua palavra fala de vida, de promessas de saúde, e orienta sobre alguns cuidados de higiene, com regulamentos até sobre lavagem para evitar infecções.



“Todo animal quadrúpede que anda na planta dos pés vos será por imundo; qualquer que tocar o seu cadáver será imundo até à tarde. E o que levar o seu cadáver lavará as suas vestes (...).” Levítico 11.27-28



No Novo Testamento, Paulo faz referência ao cuidado do corpo: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida...” Efésios 5.29



Beleza e doença nas prateleiras

No comércio hoje, novos cosméticos, maquiagens, esmaltes, bijuterias, roupas, calçados, vitaminas prometem beleza e juventude. Ao lado, remédios para diabetes, azia, pressão alta estão ao alcance das mãos prometendo alívio.



As cirurgias plásticas batem recorde. Tratamentos antioxidantes, jejuns e detox prometem saúde. Revistas femininas sobre bem-estar e autoestima lotam as bancas de jornais. Receitinhas saudáveis, sucos verdes, ginástica, caminhada, ioga, são muitos os assuntos.



Vivemos a era fitness, da busca pelo bem-estar no corpo e na mente. Mas há um endeusamento do corpo. Músculos e aparência saudável são o que interessa. O que a maioria, porém, ignora é que saúde tem a ver com mudança interior, de alma, de consciência, algo que muda a essência pra depois mudar por fora.



Para repetir em voz alta todos os dias

Com planejamento e consciência, podemos chegar a resultados impressionantes na saúde ao longo dos anos. Sem exagero, sem endeusamento do corpo. A fé em Deus e a posse de suas promessas nos ajudam nesta caminhada. “Na velhice ainda dareis frutos; serão viçosos e florescentes.” Salmo 92.14.



Nilcilene Figueira

Professora, jornalista, terapeuta de TFT (Acupuntura sem agulhas), coach de vida e de emagrecimento consciente (pela Neurociência).