Botafogo e Coritiba garantem retorno à série A do Campeonato Brasileiro

O Botafogo está de volta à elite do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (15), o Glorioso derrotou o Operário-PR por 2 a 1, de virada, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória recolocou o Alvinegro carioca na liderança, com 66 pontos, oito a frente do quinto colocado, com apenas seis pontos em disputa.

O próximo objetivo da equipe comandada por Enderson Moreira é o título da Série B, que poderá vir no domingo (21), às 19h (horário de Brasília), contra o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, em Pelotas/RS. Se o Botafogo vencer e o vice-líder Coritiba não derrotar o CSA no mesmo dia e horário, no Couto Pereira, em Curitiba, os cariocas garantem a taça com uma rodada de antecipação.

Após tropeço do CRB, Coritiba também sobe Mesmo que tivesse empatado, o Botafogo teria conquistado o acesso por antecipação, já que o CRB foi superado pelo Brusque por 1 a 0, fora de casa. O gol do atacante Thiago Alagoano, aos 38 minutos do segundo tempo, tirou o Quadricolor do Z4 e o levou à 15ª posição, com 41 pontos.

O Galo de Campina, com a derrota, permanece na sexta colocação, com 57 pontos, e terá mais uma chance de seguir vivo na luta por um lugar na Série A na próxima segunda-feira (22), quando recebe o Vitória, às 18h, no Rei Pelé, em Maceió. Com o tropeço dos alagoanos, o Coritiba também festejou o retorno à Série A.

No domingo (14), o Coxa derrotou o Brasil de Pelotas por 2 a 1, em casa, mas dependia do resultado do CRB para saber se já poderia celebrar o acesso. O Goiás (quinto, 58 pontos) até pode alcançar os paranaenses se vencer o Remo ainda nesta segunda, às 20h, no Baenão, em Belém, mas terá pela frente, na rodada seguinte, o Guarani (terceiro, 59 pontos). Isso significa que ou goianos ou paulistas não teriam como ultrapassar os alviverdes.