Brasil tem grande área com risco de temporal nesta terça, diz Climatempo Grandes áreas de instabilidade estão ativas sobre o Brasil e deixam muita nebulosidade de chuva em quase todo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Climatempo. Estas áreas de instabilidade se juntam com uma frente fria que avança pela costa da Região Sudeste e se organizam como uma Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Com o predomínio de ar seco, menos nuvens se formam sobre o Sul do país e na porção leste do Nordeste.

Nesta terça-feira (09), o tempo fica instável em quase todos os estados brasileiros nesta terça-feira, 9 de novembro, com risco de chuva forte e volumosa em vários estados.

As grandes áreas de instabilidade da ZCAS espalham muita nebulosidade e provocam chuva a qualquer hora do dia em quase todas as áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. Há chance de períodos com sol ou apenas o mormaço. Vários estados podem ter chuva forte.

O céu nublado e a chuva predominam no litoral do Paraná, de São Paulo e do centro-sul do Rio de Janeiro.

Dia de sol e sem previsão de chuva no Rio Grande do Sul, no sul, centro e oeste de Santa Catarina, no centro, sul e oeste do Paraná, no interior de Sergipe, de Alagoas, no agreste de Pernambuco e da Paraíba e no interior do Rio Grande do Norte.

Sol, calor e chuva rápida no Ceará, no sertão da Paraíba e de Pernambuco e no litoral do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia.

Sol e pancadas de chuva passageiras no norte do Paraná, no centro-oeste de São Paulo e no extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Alertas meteorológicos
Alerta para temporais nesta terça-feira numa grande área do Brasil, que compreende os estados de RO, TO, MT, GO, o DF, o centro, sul, oeste/noroeste de MG, o Oeste e Vale do São Francisco, na BA, no centro-sul do PI e do MA, no centro e leste do AM, em quase todo o PA (exceto no norte deste estado), no extremo norte de SP.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no AC, no sul, oeste e norte do AM, no centro-sul de RR, na faixa norte do PA, no norte e leste do MA e do PI, no centro da BA, no leste de MG, no interior do RJ, no norte de SP e centro-norte do MS.