Nova agência virtual da Cedae promete mais conforto e serviços aos clientes A Cedae inaugura nesta quarta-feira, dia 3, uma Agência Virtual onde o consumidor poderá fazer todas as solicitações de serviços em um único lugar (https://agenciavirtual.cedae.com.br/). As ferramentas estavam disponíveis pelo portal, mas se tornaram mais funcionais, com tela de interface responsiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo (celular ou computador). A vantagem é que o cliente passará a acompanhar o processo de sua solicitação e será informado por e-mail sobre o andamento de cada etapa, desde a abertura do chamado até o encerramento.

Quando comunicar um vazamento de água ou esgoto, por exemplo, se o cliente se cadastrar, receberá uma mensagem da Cedae informando até o momento em que o vazamento foi reparado. A mudança, em sintonia com o padrão ESG de gestão (melhores práticas em governança, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente), evita que o consumidor precise se deslocar para ir até a uma das lojas da companhia a fim de solicitar algum atendimento.

De acordo com o diretor de Administração da Cedae, Julio Urdangarin, nem todos os serviços vão exigir cadastro:

- Para Segunda Via e Nada Consta, por exemplo, não é necessário. Mas alguns atendimentos exigem cadastro com a finalidade de acompanhamento. O foco é na usabilidade e boa performance. A seção traz um espaço com notícias para o cliente, que poderá ver com destaque se está em curso alguma manutenção preventiva ou ficará sabendo de alguma ação social ou ambiental relevante. A Agência Virtual é o ponto de partida para o acréscimo de mais serviços à plataforma - explica o diretor que está à frente da automação dos processos e modernização da companhia.

A Agência Virtual terá capacidade para fornecer o atendimento integral, mas as lojas permanecem com serviço presencial. A Cedae mantém um ou dois atendentes em cada agência da nova concessionária, a Águas do Rio; e as lojas nos demais bairros estão abertas (veja aqui os endereços https://cedae.com.br/localizador_agencias). A companhia não vai encerrar o atendimento presencial, mas a medida reduz a necessidade de o cliente ter de sair de casa.

Serviço
Para fazer o cadastro, é necessário informar nome, sobrenome, e-mail, telefone e CPF (automaticamente você receberá dois e-mails: um para confirmação e outro para criar a sua senha de oito dígitos)

Confira abaixo os serviços que exigem autenticação (para acompanhamento do processo):

- Alteração de Titularidade
- Remanejamento de Endereço
- Contestação
- Religação de Água
- Substituição de Hidrômetro
- Falta de Água
- Vazamento de Água
- Vazamento de Esgoto
- Alteração de Nome de Logradouro
- Inclusão de CPF/CNPJ
- Alteração de Vencimento

Serviços que não exigem autenticação (autoatendimento, sem necessidade de acompanhamento):

- Segunda Via de Conta
- Últimas Contas
- Nada Consta
- Parcelamento na Pandemia
- Vazamento de Água Anônimo (se o cliente não fizer questão de acompanhamento)
- Vazamento de Esgoto Anônimo (se o cliente não fizer questão de acompanhamento)