Estado do Rio ganha campanha de adoção animal A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, que é responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal (RJPET), acaba de lançar uma campanha abrangendo todo o estado com feiras de adoções de animais. Neste domingo (24), duas delas já estão marcadas: em Porto Real e São Gonçalo.

- Iniciamos nossas campanhas de adoção no município do Rio de Janeiro e, desde então, contabilizamos cerca de 200 animais adotados. Levar as campanhas para o interior é fruto de um trabalho em parceria com as prefeituras que, com certeza, dará muitos novos lares a cães e gatos. A ideia é levar campanhas de adoção e conscientização a todos os 92 municípios - explicou o secretário Marcelo Queiroz.

Em Porto Real, a feira de adoção ocorrerá com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. Moradores encontrarão cães e gatos, filhotes e adultos.

Na ocasião, acontecerá o lançamento do Selo “Pet Friendly - Amigo dos Animais”. Por meio do projeto, estabelecimentos comerciais serão certificados, junto ao Governo do Estado, em relação à permanência de animais de estimação junto a seus tutores nesses locais.

A segunda feira de adoção da RJPET neste domingo será no Jardim Partage Shopping, em São Gonçalo, onde mais de cem animais, entre cães e gatos, estarão disponíveis para quem tiver o sonho de levar para casa um amigo de quatro patas.

Paraíba do Sul recebe o selo ‘Pet Friendly’

No último dia 17, em Paraíba do Sul, o secretário Marcelo Queiroz, juntamente com o superintendente estadual de Agricultura, Tiago Martins, participaram da primeira edição da feira de adoção EcoDog, promovido pela Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Agrário e que contou com quase 90 cães. Na ocasião, diversos estabelecimentos receberam o selo Pet Friendly.

O que fazer para adotar?
Para levar um animal de estimação para casa, o interessado na adoção deve apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista e assinar um termo de responsabilidade.

Sobre a RJPET
A RJPET é uma subsecretaria que visa, além da realização de ações de incentivo à adoção, promover medidas de conscientização, dar suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoiar programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando, ainda, sua posse responsável.

Feira de adoção em Porto Real
Data: 24 de outubro
Horário: 9h às 12h
Local: Quadra Poliesportiva do bairro Novo Horizonte

Feira de adoção em São Gonçalo
Data: 24 de outubro
Horário: 11h às 16h
Local: Jardim Partage Shopping