Acidente: Ator Alec Baldwin mata diretora de fotografia após disparo com arma cenográfica

O ator Alec Baldwin disparou uma arma de apoio que matou uma cinegrafista e feriu o diretor do set de seu filme Rust no Novo México, de acordo com um comunicado do Gabinete do Xerife de Santa Fé, onde o filme estava sendo gravado.

“O escritório do xerife confirma que dois indivíduos foram baleados no set de Rust . Halyna Hutchins, 42, diretora de fotografia e Joel Souza, 48, diretor, foram baleados quando uma arma de fogo foi disparada por Alec Baldwin, 68, produtor e ator ”, disse o comunicado da polícia.

O incidente aconteceu no set na noite de quinta-feira (21, já sexta-feira no Brasil). O Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé disse que Hutchins foi transportada de avião para um hospital, onde morreu, enquanto Souza foi atendido em outro hospital antes de receber alta.

Um porta-voz de Baldwin disse à Associated Press que houve um acidente no set envolvendo a falha de ignição de uma arma. A produção foi interrompida.

Testemunhas dissera que Baldwin foi visto na quinta-feira do lado de fora do escritório do xerife em lágrimas, mas ele não quis comentar o caso com a imprensa.

Os detetives estão investigando como e que tipo de projétil foi disparado.

A vítima
Hutchins, 42, era ucraniana e cresceu em uma base militar soviética no Círculo Ártico. Ela trabalhou como repórter investigativa na Europa, segundo seu site, e se formou no American Film Institute em 2015. A diretora de fotografia foi selecionada como uma das estrelas em ascensão do American Cinematographer de 2019.

Sua última postagem no Instagram, há dois dias, mostra-a sorrindo sob um chapéu de aba larga enquanto cavalga. “Uma das vantagens de filmar um faroeste é andar a cavalo no seu dia de folga :)”, escreveu ela na legenda do vídeo.

Gravações interrompidas
As filmagens de Rust estavam programadas para continuar no início de novembro, de acordo com um comunicado à imprensa do New Mexico Film Office. Mas a produção divulgou um comunicado hoje (22) dizendo que eles fariam uma pausa por um "período indeterminado".

O filme é sobre um menino de 13 anos que é deixado para cuidar de si mesmo e de seu irmão mais novo após a morte de seus pais em 1880 no Kansas, de acordo com o site Internet Movie Database. O adolescente foge com seu avô há muito afastado (interpretado por Baldwin) depois que o menino é condenado à forca pelo assassinato acidental de um fazendeiro local.

O Corvo

Em 1993, Brandon Lee, 28, filho do falecido astro das artes marciais Bruce Lee, morreu após ser atingido por uma bala calibre 44 durante as filmagens de uma cena de morte para o filme O Corvo. Uma autópsia revelou uma bala alojada perto de sua espinha.