Ecoparque na serra gaúcha ganha batistério Seis cerimônias de batismo por imersão estão previstas para ocorrer até o mês de dezembro no batistério do Ecoparque de Caxias do Sul. O espaço foi inaugurado no sábado (16), em uma cerimônia que batizou 12 pessoas de diferentes igrejas da cidade da serra gaúcha. O ato foi acompanhado por cerca de 100 pessoas, entre elas o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), além de outros representantes da administração municipal e de igrejas da cidade.

A expectativa era batizar 30 pessoas, mas o forte frio na região fez muitos novos convertidos desistirem de passar pelas águas.

Segundo a prefeitura, esse é o primeiro Batistério Municipal do Brasil e vai beneficiar principalmente as igrejas menores, que acabam fazendo seus batismos em lagos, rios e barragens, algo considerado arriscado.

O Conselho das Igrejas Evangélicas de Caxias do Sul (Ciecs) e a Associação de Ministros e Ministérios Evangélicos em Caxias do Sul (Ammecs) reúnem mais de 150 igrejas associadas e que acompanharam todos os desdobramentos que ocorreram desde que se começou a pensar em um batistério para a cidade.

Conforme último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual constam dados sobre a religião dos moradores de cada cidade, em 2010, Caxias do Sul totalizava naquele ano 60.230 pessoas declaradas evangélicas.