Dia Mundial Contra o Câncer de Mama: mastologista alerta para diagnóstico precoce e vida saudável

Neste 19 de outubro, Dia Mundial da Luta Contra o Câncer de Mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia reforça sua mensagem à população para a importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico. Intitulado QUANTO ANTES MELHOR, o movimento chama a atenção para a necessidade de adoção de um estilo de vida que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação saudável, minimizando riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças. Outra mensagem-chave da entidade é para, quando preciso, o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico, aumentando a sobrevida e chances de cura da paciente.

O Dr. Vilmar Marques, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, alerta para o atual contexto de pandemia que requer ainda mais atenção.

Como o quadro pandêmico pode afetar a evolução do câncer de mama?

Dr. Vilmar Marques: Dentro desse pouco mais de um ano e meio, houve uma redução de mais de 70% na presença de mulheres às unidades hospitalares. Mastologistas da SBM em todo o Brasil monitoraram essa movimentação que, certamente, variou de região para região, porém em todo o território nacional houve queda na procura por exames preventivos e tratamento.

Que tipo de prejuízos a paciente pode ter numa possível interrupção do tratamento do câncer de mama?

O câncer de mama se tornou o mais comum no mundo todo e, assim com qualquer outro, ele não espera, ou seja, interromper o tratamento pode acarretar prejuízos irreversíveis em certos casos. 

Não queremos alarmar, mas, sim, orientar a população. Compreendemos a nossa impotência diante da pandemia e do isolamento social que foi necessário em certo período. Mas, agora, com o avanço da vacinação, é primordial que não só seja retomada a rotina de tratamento, como acelerada. Quanto antes retomar melhor.

É importante também que todas as mulheres façam o rastreamento da doença. Correto?

É imprescindível que a mulher, principalmente as de 40 anos de idade em diante, realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. Temos de uma vez por todas que adotar o conceito de saúde preventiva. Muitas mulheres não fazem com medo de achar algo, mas é importante entender que quem acha tem a chance de cuidar. E quanto mais cedo for, melhores serão as chances de cura.

Embora não haja dados oficiais, diversos mastologistas de muitos estados detectaram aumento do diagnóstico tardio, ou seja, com a doença em estágio avançado, o que pode estar relacionado à redução do rastreamento no último ano.

Quais os principais fatores de risco para o câncer de mama?

Diversos estudos revelam, por exemplo, que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento. Nosso alerta é para QUANTO ANTES mudar o estilo de vida MELHOR para a saúde e isso envolve exercícios, alimentação saudável e a consciência da saúde preventiva como um todo. Sedentarismo, consumo de álcool, noites mal dormidas, entre outros, também contribuem para baixar imunidade.

Poderia deixar algumas dicas de hábitos para uma rotina saudável?

• Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.

• Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.

• Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.

• Faça exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de exercícios físicos moderados divididos entre os cinco dias ou 75 minutos de exercícios vigorosos divididos pelos dias da semana.

• Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.