Brasil tem mais 100 milhões de pessoas com ciclo vacinal completo O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo. O termo é usado para designar pessoas que já receberam duas doses de imunizantes oferecidos no Brasil ou a dose única da vacina Janssen.

Apesar da marca, o país ainda não atingiu metade da população totalmente vacinada, e atualmente conta com 47% das pessoas com o ciclo completo.

No total, foram aplicadas 249,7 milhões de doses na população, sendo que 149,7 milhões receberam a primeira dose, e 100 milhões tiveram a aplicação das duas doses ou dose única.

No quadro internacional, o Brasil ocupa a 62ª posição no ranking de países na vacinação contra a covid-19 em relação à população de cada nação, segundo a Universidade Johns Hopkins, com sede nos Estados Unidos.

O país, no entanto, está acima da média mundial, de pouco mais de 35%. Quando considerados os números absolutos, o Brasil fica na quarta posição como país com mais pessoas com o ciclo vacinal completo, atrás dos Estados Unidos (187,7 milhões), da Índia (272,6 milhões) e da China (1,047 bilhão).

Controle da doença
A Covid-19 perde força, de forma consistente, no Brasil. Desde quando começou a ser medida em abril do ano passado, a taxa de transmissão chegou ao menor número já registrado no país. É o que aponta o mais recente levantamento do Imperial College de Londres, divulgado esta semana.

No Brasil, a taxa de transmissão da Covid-19 é calculada em 0,60. Este cálculo considera a média das estimativas de mortes na comparação das duas últimas semanas, e é um importante indicador da situação da epidemia.

Quando é inferior a 1, a taxa aponta para um cenário de controle da doença.