Igreja de Realidade Virtual vai além da transmissão ao vivo Para Krysta Piper, religião e espiritualidade são um estilo de vida. Ela é uma capelã do exército que vive em Mid-City e serve como pastora para reservas do exército com base em Los Angeles, nos EUA.

Então, quando ela parou de frequentar os serviços religiosos há mais de um ano devido à pandemia, Piper se sentiu perdida. Frequentar a igreja aos domingos fazia parte de seu ritual semanal - um que ela amava.

Ela começou a pesquisar maneiras de frequentar a igreja online que iam além dos serviços de transmissão ao vivo que se tornaram onipresentes durante a era Covid e fundou a Igreja de Realidade Virtual. Para participar, ela coloca um fone de ouvido VR do conforto de casa e de repente ela está em um mundo totalmente novo - o mundo da Igreja VR.

Ela entra em um prédio de igreja renderizado digitalmente e é cercada por outros fiéis que se cumprimentam calorosamente. O avatar de cada um é personalizado de acordo com suas preferências - Krysta usa uma saia longa azul e um lenço de bolinhas na cabeça. Ela usa um controle remoto de mão para direcionar seu avatar ao redor do espaço.

“As pessoas se aproximam de você e parece que estamos todos realmente juntos”, disse Piper.

A VR Church foi projetado, construído e executado inteiramente online. Foi fundada em 2016 por DJ Soto, um Bispo ordenado. Ele estava experimentando a realidade virtual e percebeu que poderia casar essa nova tecnologia com seu trabalho religioso.

"Minha esposa e eu fomos pastores em uma igreja física por muitos anos", disse Soto. "Nós adquirimos um fone de ouvido de VR em 2016 e foi a primeira vez que você poderia comprar equipamento de VR online - isso me surpreendeu e pensei, adoraria começar uma igreja aqui."
E ele fez.

A Igreja VR foi fundada no final daquele ano e a congregação continuou a crescer. Participam pessoas de todo o mundo usando fones de ouvido de VR.  Soto disse que as oportunidades por meio da igreja VR são infinitas.

"A Igreja VR permite que as pessoas façam parte de uma comunidade e usem seus dons que de outra forma não seriam capazes de fazer", disse Soto. Várias pessoas na igreja estiveram presas em casa, explicou Soto, "Na Igreja VR temos esta oportunidade para as pessoas se oferecerem e expressarem seus dons de maneiras que podem ter sido limitadas a eles antes."

Soto também disse que a conexão espiritual que as pessoas experimentam pessoalmente na igreja é igualmente acessível na realidade virtual. "Acreditamos que Deus está em todo lugar, ele está nas dimensões físicas, espirituais e realidade virtual", disse ele.

Tudo sobre VR Church é experimental. Não há necessidade de Bíblias físicas - em vez disso, os versos são projetados para o ar. No Natal, em vez de falar sobre a história de Belém, o bispo Soto e os web designers criam uma Belém virtual pela qual os frequentadores da igreja podem caminhar.

A igreja está constantemente ultrapassando os limites sobre como a religião pode ser, mas para Piper, a melhor parte da igreja VR é como ela a conecta de volta a si mesma. "Você sente que está participando de algo espiritual e divino", disse.