Universal desmascara fake news do grupo Globo

O portal “Valor Investe”, de propriedade do Grupo Globo, publicou recentemente uma matéria sobre um “banco digital” de propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo a instituição religiosa, esta é “a mais nova fake news (“notícia falsa”, em inglês) contra a Universal.



O texto afirma que a ideia é “vender um modelo de licenciamento de franquias para exploração comercial nas áreas onde a Universal tem influência”. No entanto, a Universal desmentiu a reportagem.



A igreja diz que não tem parceria com a empresa citada pelo portal, para oferecer qualquer produto ou serviço.



A matéria acrescenta que a Universal já possui “parte de uma operação financeira — o Banco Renner”, o que a instituição afirmou ser “outra mentira absurda”, já que “jamais teve participação em instituição financeira”.



A Universal acusa o portal “Valor Investe” de ferir a regra básica do Jornalismo, que exige a verificação de qualquer informação antes de publicá-la, ao não ouvir a Universal.



Para desafazer o boato espalhado, o Departamento de Comunicação Social da Universal (UNIcom) precisou entrar em contato com todos os veículos que publicaram a fake news, solicitando a imediata correção.