Chuva deve atingir grande parte do Brasil ao longo da semana A semana será marcada por chuva e temporais em grande parte do país, com exceção apenas do Nordeste. Esta é uma condição comum, já que a Primavera é a estação de passagem da estação mais seca do ano, o Inverno, para a estação mais úmida e chuvosa, o Verão. Com a chegada da Primavera, a tendência é de um retorno gradual da chuva no Brasil, segundo o Instituto Climatempo.


Temporais e sensação de abafamento

Nesta segunda-feira (04), nas regiões Sul e Sudeste do país, a passagem de uma frente vai deixar o tempo instável, e alguns estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais começam a semana em estado de alerta para temporais. No Centro-Oeste ocorrem pancadas em praticamente todas as áreas da região, também com condição para temporais entre o sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. No norte do país, os volumes serão muito expressivos entre o Acre, Rondônia, Roraima e Amapá e também há chance de tempestades nestas áreas.


Entre o Sudeste, Centro-Oeste e a região Norte - e até mesmo em áreas do Sul no decorrer da semana - a sensação de abafamento vai continuar, pois, embora o tempo fique mais fechado, com muitas nuvens e chuva, as temperaturas e a umidade do ar ficarão elevadas.


É justamente pela combinação entre calor e a umidade disponível na atmosfera, e uma frente fria que atua no Sudeste e canaliza o correr de umidade que vem da Amazônia, que os próximos dias serão marcados por chuva nestas regiões, garantem os meteorologistas do Climatempo.


Decorrer da semana

Na terça-feira (05) a chuva dá uma trégua entre os estados do PA, TO e também sobre o norte de GO. Mas na quarta-feira (06), as pancadas com trovoadas e rajados de vento, já voltam a acontecer por estas áreas. E é com estas mesmas condições, que a quinta (07) e sexta-feira (08) encerram a semana. Na sexta, a chuva é mais expressiva entre o oeste do RS até o sul de MS, o tempo fica encoberto nestas áreas com poucas aberturas de sol.