Aline Barros revela detalhes do novo projeto às vésperas de completar 30 anos de ministério

Prestes a completar 30 anos de carreira, Aline Barros acaba de lançar o primeiro single de seu novo trabalho pela Sony Music Gospel. A canção "Imensurável" é uma composição da própria Aline em parceria com Leo Casper e tem produção de Johnny Essi. O álbum tem ao todo 11 músicas produzidas no estúdio musical Whizz. Todas foram inseridas num curta metragem dirigido pelo estúdio de cinema e TV Signature Films. Cada canção foi transformada em um episódio, que o público irá conhecer após a fase de lançamento de singles que começou no dia 16 de setembro.

Nesta entrevista, a vencedora de oito Grammy Latinos e que neste ano concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã (em Espanhol)” fala deste projeto que conta sua história em uma jornada constante na busca por Deus. Um álbum que traz uma mensagem de esperança e nos faz refletir sobre como o amor de Deus é poderoso. 

No próximo ano, você completa 30 anos de carreira artística. São tantos prêmios, conquistas, reconhecimento mundial… Você é uma referência na música crista. O que ainda te motiva a produzir tanto e a aceitar inclusive novos desafios?

Aline Barros: Durante toda esta trajetória são tantos testemunhos, bênçãos, alegrias e conquistas. Eu louvo muito a Deus por isso. Nessa jornada, a gente nunca chegou num lugar mais alto. Deus tem sempre mais para acrescentar na nossa vida. A gente vai amadurecendo, Deus vai nos fortalecendo. A gente vai se mantendo firme diante dos obstáculos e sendo preparada para algo mais da parte de Deus. Eu sou desafiada a isso todos os dias. 
E continuo trabalhando para dar a Deus o meu melhor, a abençoar as pessoas, a levar essa mensagem. Isso para mim é uma missão, levar a mensagem do Evangelho que tem poder para transformar o homem é a coisa mais maravilhosa que existe. E eu louvo muito a Deus por Ele ter me usado. Eu sempre digo: Eis-me aqui!
São 30 anos de carreira que eu vou completar. E eu me lembro que aos 30 anos Jesus começou a realizar muitos milagres. Eu sei que estou só no início. Tem muita coisa pra acontecer. Deus tem muito mais para nos dar. E o meu coração está sempre disposto a receber esse “mais” de Deus em minha vida.

Você, sem dúvida, é a artista cristã mais conhecida fora da igreja. Como você lida com artistas, celebridades, políticos, gente da TV que curte o seu trabalho? Você sente algum peso extra por ser essa referência?

Como é bom a gente poder levar esta verdade de Cristo a milhares de pessoas. E onde quer que eu esteja, eu peço que o meu coração esteja totalmente dependente do Senhor para que, ao abrir da minha boca, Ele use os meus lábios para declarar aquilo que precisa ser declarado nesse tempo, ser uma pessoa que vai testemunhar a verdade do Evangelho na minha própria vida, com as minhas atitudes. Esse é o meu desejo maior e a minha oração. Seja aqui no Brasil, no exterior, em qualquer lugar, que eu possa corresponder àquilo que Deus tem colocado em minhas mãos. É uma grande responsabilidade levar a mensagem do Evangelho às pessoas, não só em palavras, mas com atitudes. Eu agradeço a Deus por isso. 
Quero que o Espírito Santo encontre Liberdade na minha vida para que Ele possa me usar da forma que quiser, na hora que Ele quiser e onde Ele quiser. Usa-me, Senhor!

Falando do novo projeto. Estamos acompanhando suas redes sociais há um tempo e vemos como você está dedicada, como há conteúdos e novidades para esse novo projeto. Como você descreve para nós sobre esse novo momento de sua carreira e deste projeto?


Realmente estou com muita expectativa para esse novo projeto. Esse álbum visual já começou me trazendo muitas alegrias, experiências que nós vivemos na própria gravação e que foram algo sobrenatural. 
Foi tudo muito especial. Nós fizemos em três etapas e esse álbum vem acompanhado de 11 canções. E costurando essas canções, temos um curta-metragem. Já foi liberada a música “Imensurável”, com o clipe, que em pouco tempo já tem abençoado muita gente. A rádio Melodia já está tocando, a igrejas estão cantando esta canção, pessoas estão sendo abençoadas. Ela está pautada em algo muito especial na Palavra, que fala a respeito do perfeito amor que lança fora todo o medo. 
Seguiremos com outras canções e, em janeiro de 2022, lançaremos o filme com as 11 canções. Teremos um curta-metragem. Mas até lá, não ficaremos apenas com “Imensurável”; ainda este ano teremos as outras canções para todos ouvirem.

É um projeto que nasceu nesses meses de pandemia. Deus ministrou muito ao meu coração e eu estou com muita expectativa, porque assim como Ele falou comigo, eu tenho certeza que Ele falará com você. Aguarde! Foram mais de 60 pessoas envolvidas nesse projeto, foi além das nossas expectativas. Mas o mais lindo de tudo foi a presença de Jesus, a presença de Deus, que foi algo marcante e eu tenho certeza que irá te abençoar. 

O projeto é todo audiovisual, foi gravado no Sul do país, você contou com uma super estrutura. Todo o projeto foi pensado por você, por sua equipe? Conta como surgiram as ideias.

Nós gravamos no Paraná e em Santa Catarina. O trabalho foi feito em três etapas, durante quatro meses. Mas antes disso, trabalhamos pensando, criando, buscando algo que pudesse ser inovador e que pudesse carregar dentro dele uma mensagem extremamente verdadeira e poderosa.

Foram dias intensos durante essa pandemia. E Deus falando conosco, movendo o meu coração e me impulsionando de uma forma muito especial. As canções nasceram nesse contexto de pandemia, de experiência que a gente vive com Deus. Têm canções minhas nesse projeto e com amigos, pessoas que foram parceiras em algumas músicas. Têm canções que não são minhas, mas que são poderosíssimas e ao longo dessa caminhada, mudaram a minha forma de olhar as coisas. Assim como toda a equipe que trabalhou nesse projeto, estou muito feliz e com grandes expectativas. Tivemos muitas pessoas orando. Muita gente envolvida. A quantidade de pessoas que estavam nos bastidores, e não pegaram de frente no projeto, também é gigante. Elas sustentaram a gente com suas orações. Isso é valioso demais.

Foi difícil escolher a primeira faixa de trabalho deste novo projeto. O álbum contará com 11 faixas e, pelo que ficamos sabendo, são muitos HITs. É motivador?

Realmente foi uma dificuldade escolher a primeira música. Nós temos 11 faixas e todas elas são especiais, com letras poderosas, lindas. E escolher a primeira foi um problema bom. Definimos que seria “Imensurável” devido a todo o contexto, de falarmos do amor poderoso desse Deus, o perfeito amor. As outras canções também são muito linkadas a Imensurável, a esse amor de Deus por nós.

O repertório conta com 11 faixas, sendo nove inéditas e duas versões internacionais. Nos conte mais sobre essas duas versões e o porquê de elas terem entrado em seu projeto.

Sim. Estas duas versões têm muito significado para mim. Eu vivi experiências com Deus durante a pandemia através destas canções. Eu coloquei elas no projeto porque, assim como me abençoaram, eu tenho certeza que irão abençoar outras pessoas. 

Suas redes sociais, com milhões de seguidores, deixa claro o carinho do público com você e seu trabalho. Como você lida com esse carinho todo?

Eeeeh carinho bom, gente! É muito bom a gente ser amada, acolhida. Saber que as pessoas têm orado por nós, pelos ministérios, projetos, pela nossa casa. Assim como nós pedimos por cada a um deles, pedindo a Deus que os guarde, abençoe e fortaleça.
Este momento de pandemia me levou a confiar no Senhor de uma forma ainda mais intensa. O fato é que a gente aprende que, quando a gente confia, até as nossas orações mudam. A gente deixa de orar pelas nossas próprias necessidades para orar pela necessidade do próximo. Minhas orações têm sido estas. É um tempo transformador na minha vida. Eu tenho dito para o Gil (pastor Gilmar, seu marido): ‘Em tempos difíceis a gente coloca pra fora aquilo que está dentro de nós’. É nos momentos de ventos contrários que você deixa aflorar aquilo que estava lá dentro de você, guardado. Então se você tem fé, você viverá declarando e liberando a Palavra, vivendo essa vida de confiança no Senhor. Eu aprendi muito isso nesse tempo de pandemia.

Uma das características que percebemos em sua vida pessoal é a relação com sua família. Como o envolvimento deles abençoa o seu ministério?


Família é projeto de Deus. Eu louvo muito ao Senhor pelo meu esposo, Gilmar, meus filhos, Nícolas e Maria Catherine. Eles têm sido peças fundamentais na minha jornada. Assim como eles me ajudam, eu também os ajudo a crescer e a construir em nossa casa tudo aquilo que Deus tem para nós. 
Louvo a Deus porque desde novinha Ele preparou pessoas tão bondosas para me cercarem. O Senhor me deu pais abençoados, que puderam me abençoar, me conduzir e guardar, me instruir com a verdade da Palavra. Meu pai sempre com os seus conselhos de sabedoria, minha mãe é uma pessoa de muita oração. É muito bom ter esse suporte da família. Hoje o meu esposo e meus filhos são meus grandes incentivadores. Tem sido muito bom. Os meus pais continuam firmes, sempre juntos também. Que bênção é ter uma família!

Estamos muito felizes por este tempo contigo. Temos certeza de que esse projeto será incrível, que irá abençoar muitas pessoas e famílias. Muito obrigado por esta entrevista.

Foi maravilhoso compartilhar com vocês um pouco mais sobre este projeto. Ano que vem completo 30 anos de ministério. Oh coisa boa! Deus só está no início de tantas coisas boas que Ele quer fazer através da minha vida e da sua vida também.

Permaneça guardando o seu coração, a sua fé. A Bíblia fala para você guardar o que você tem para que não te seja tirado. 
Nesse tempo o diabo tem tentado roubar a nossa fé, tirar as nossas alegrias, as nossas forças. Ele tem tentado nos distrair com tantas situações a nossa volta. Mas eu te peço para guardar a sua fé, a obediência à Palavra de Deus. Guarde a sua casa, a sua família. Guarde aquilo que o Senhor te deu de mais precioso. Não abra mão disso. E demonstre quem você é, filho de Deus. E como filho Dele, você fará coisas que jamais imaginou. Seja abençoado e seja um abençoador, onde quer que você esteja. 
Aproveite e compartilhe a canção “Imensurável” e abençoe outras pessoas, em nome de Jesus.





*Foto: Alan Shynay