Covid-19: Rio vacina hoje adolescentes de 12 e 13 anos A cidade do Rio de Janeiro vacina hoje (24) contra a covid-19 os adolescentes de 13 e 12 anos, de ambos os sexos. O calendário foi adiantado. A previsão anterior era que hoje seria o dia dos meninos de 13 anos. Amanhã, podem comparecer aos postos para receber a primeira dose qualquer pessoa a partir de 12 anos.

Segundo o painel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento, a cidade aplicou a primeira dose em 96,8% das pessoas a partir de 12 anos e 60,9% estão com o esquema vacinal completo, com as duas doses da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac ou a dose única da Jansen.

Na população adulta, a cobertura chega a 99,8% com a primeira dose e 66,7% com as duas ou dose única.

A dose de reforço para idosos será aplicada hoje nas pessoas com 85 anos ou mais e amanhã nas de 84 ou mais, além das acima de 60 anos que receberam as duas doses até 28 de fevereiro. A terceira dose já foi aplicada em 21% das pessoas acima de 80 anos.

Orientações
Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.

Pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar comprovante de vacinação, documento de identificação e laudo médico digital do CREMERJ com data inferior aos últimos 60 dias.

Pessoas com Deficiência (PcD) devem apresentar laudo da rede pública ou particular; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de uma pessoa com deficiência.

Gestantes e puérperas devem apresentar cartão de pré-natal, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina.

Lactantes devem apresentar indicação do profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança.

Encontre a unidade mais próxima: subpav.org/ondeseratendido.

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina.