Surdos brasileiros lançam aplicativo Bíblia DOT e mais um livro traduzido em Libras

O Projeto DOT Brasil é uma iniciativa missionária cristã interdenominacional que se reúne em torno da causa dos surdos desde 2017, trabalhando com uma metodologia de tradução para Língua de Sinais, em que os próprios surdos são os protagonistas da tradução bíblica. Atualmente, o projeto conta com cinco equipes no Brasil que estão traduzindo a Bíblia para Libras e já lançaram o Evangelho de João, a primeira carta de Paulo aos Coríntios e a carta de Filemom. 

Para aproveitar as comemorações da Semana Nacional do Surdo no Brasil, na próxima quinta-feira, 23 de setembro, o DOT Brasil se prepara para lançar a tradução do livro de Mateus e um aplicativo de leitura intermodal da Bíblia. O evento será transmitido a partir das 20h pelo canal DOT Brasil no Youtube. AQUI

“Trata-se do APP Bíblia DOT em Libras, desenvolvido para que surdos, intérpretes de língua de sinais e qualquer outra pessoa interessada na Libras e na comunidade surda possa ter acesso 100% gratuito à Tradução da Bíblia DOT Brasil em Libras, na palma de suas mãos, tanto nas plataformas Android quanto IOS”, diz Hosana Seiffert, uma das coordenadoras do DOT Brasil.

Uma extensa equipe de trabalho está envolvida nos esforços do DOT Brasil. Há polos de atividade em São Paulo, Belo Horizonte, Uberlândia, Anápolis, Brasília, Pará, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Segundo Hosana, essa grande família ministerial e interdenominacional cristã envolve surdos tradutores-atores bilíngues, bimodais e biculturais, tradutores e intérpretes de Libras, designers, teólogos bilíngues, consultores de tradução e linguística de línguas de sinais aplicada à tradução, produtores de vídeo, iluminadores, maquiadores e vários outros profissionais, todos empenhados em ver a Bíblia totalmente acessível, disponível em Libras e tudo isso de maneira gratuita para os surdos brasileiros. 

Como um projeto missionário, o projeto DOT Brasil é mantido por ofertas de instituições, igrejas e pessoas físicas, além de parceiros no exterior. A coordenação do DOT Brasil é realizada pela Universidade UniEvangélica, de Anápolis, como um Projeto de Extensão Universitária. O objetivo é que, em breve, o Brasil possa ter uma versão completa da Bíblia, traduzida pelos próprios surdos, totalmente gratuita e com direitos autorais abertos. 


Siga-nos