Famosos lamentam morte do ator Luiz Gustavo O ator Luis Gustavo morreu neste domingo (19) aos 87 anos de idade, em decorrência de um câncer no intestino do qual vinha tratando desde 2018. Diversos artistas repercutiram a morte e publicaram homenagens nas redes sociais ao veterano que interpretou personagens como Beto Rockfeller, da novela homônima, Mário Fofoca, de 'Elas por Ela's, e Vavá, de 'Sai de Baixo'.

Miguel Falabella, com quem contracenou durante anos em Sai de Baixo, publicou um texto emocionado: "Meu amado Tatá, eu confesso que não estava preparado para me despedir de você. Sequer sonhava com esse momento, pois além de meu ídolo, você foi uma das melhores pessoas com quem tive a oportunidade de cruzar neste plano. Que linda existência! Que vida animada!"

"Que bom saber que estaremos sempre juntos em alguma reprise no fim de noite! Muito obrigado pela amizade e pelas bolas certeiras que você deixava na cara do gol para que marcássemos o tento. Te amo para sempre!", continuou Falabella.

Cassio Gabus Mendes, que era sobrinho de Luis Gustavo, foi um dos primeiros a dar a notícia em seu Instagram: "Informo que meu querido Tatá faleceu hoje, vítima de câncer! Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio".

Diversos outros artistas também lamentaram a morte do ator, relembrando com carinho alguns de seus principais personagens que marcaram na TV brasileira. "Abram-se as cortinas da eternidade para o mestre Luis Gustavo, uma paixão brasileira, uma das grandes referências para qualquer ator deste país! Foram tantos personagens icônicos, Beto Rockfeller, Mário Fofoca, Juca Pirama, Victor Valentim, Tio Vavá, todos popularíssimos!", homenageou Lucio Mauro Filho.

Luis Gustavo também foi lembrado no mundo do futebol por conta de seu papel no filme 'O Casamento de Romeu e Julieta' (2005), vivendo Alfredo Baragatti, um fanático torcedor do Palmeiras que descobria que seu genro torcia para a equipe alvinegra. O perfil oficial do Corinthians pediu "um último aplauso da torcida corinthiana", enquanto o do Palmeiras escreveu uma nota de pesar citando a produção e prestando condolências. Já o São Paulo destacou que Luis Gustavo era um notório torcedor: "sentimentos à família, aos amigos e aos fãs deste eterno são paulino".

Filho de espanhóis, Luis Gustavo nasceu na Suécia em 1934.

Desde a década de 1960, atuava na televisão, na extinta TV Tupi. Em 1976 começou a fazer papeis em produções da Rede Globo. Participou de diversas novelas, como Elas por Elas (1982), Ti-Ti-Ti (1985), O Beijo do Vampiro (2002) e Joia Rara (2013). Fez carreira também no teatro e no cinema.